Júlio e Júlia, os fantoches da Patrulha Escolar de Pinhais, fazem o maior sucesso com a criançada

17 mar, 2023

A pequena Isadora, do Cmei Monteiro Lobato, gostou tanto de conhecer os bonecos que sua mãe marcou um encontro com os guardas que atuam no projeto

Desde o ano passado, a Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Pinhais (GM) está presente no dia a dia das unidades de ensino. A equipe que atua no projeto desenvolve diferentes atividades em salas de aula, e uma delas tem feito o maior sucesso com as crianças, os fantoches da GM, os bonecos Júlio e Júlia. 

Os fantoches são usados principalmente nos cmeis para contações de histórias e geram interação e aproximação, explica a guarda municipal Marcia Ostroski de Souza. “Neste trabalho com os fantoches, usamos para gerar interação, respondendo as perguntas e questionamentos que os alunos fazem. O Júlio e a Júlia são mais usados nos cmeis e acabamos interagindo bastante com os alunos que até fazem questão de mexer nos bonecos. Isso é positivo porque desperta a curiosidade nas crianças e acaba contribuindo para a aproximação dos pequenos, além de vermos que eles se sentem mais confortáveis e felizes interagindo com os bonecos”, disse ela.
 

Em cada unidade de ensino que passam, Júlio e Júlia fazem o maior sucesso e repercutem na comunidade escolar. Recentemente, a dupla esteve no Cmei Monteiro Lobato, do bairro Emiliano Perneta, na turma da pequena Isadora, de 3 anos. A alegria foi tanta que a menina chegou em casa falando aos pais sobre os fantoches que contam “historinhas”. Surpresos com a reação e o encantamento da filha, eles pesquisaram nas redes sociais e encontraram a página no Instagram dos bonecos, enviando uma mensagem para pedir um encontro que aconteceu nesta semana na base da Guarda Municipal de Pinhais.
 

A pequena Isadora, acompanhada de sua mãe, Ravena Abreu, foi recepcionada pela equipe da Patrulha Escolar, os guardas Marcia Ostroski e Enrique Reinert. Além de rever a equipe, Júlio e Júlia, a ocasião foi um momento para mãe e filha conhecerem as instalações da sede da GM.
 

Ravena confidenciou que a Isadora estava ansiosa com o reencontro com os fantoches e que a visita foi um momento especial para a filha que esbanjou alegria e felicidade. “Eu, como professora e mãe, acho fantástico esse trabalho que é desenvolvido porque não é apenas a questão pedagógica em si, mas também traz essa aproximação das crianças com a Guarda Municipal. Tem também a contação de histórias que desenvolve imaginação, fala, a parte cognitiva, além da parte lúdica. Realmente é um trabalho importante e merece os parabéns. Pelo que vejo não tem uma criança que não goste dos fantoches e do trabalho da Patrulha Escolar. Como pais de uma aluna, digo que isso nos deixa feliz sabermos que as crianças estão bem assistidas”, afirmou ela.
 

O sucesso dos fantoches é tanto, de acordo com a equipe da Patrulha Escolar, que eles já ficam no banco traseiro da viatura aguardando oportunidade para entrarem em cena. Os guardas contam que no final do ano a viatura parou em um semáforo e uma mulher estava com a sua neta no carro do lado, ao verem os guardas já perguntaram por Júlio e Júlia que apareceram para dar um “oi” e despertar o sorriso da criança.


Departamento de Comunicação e Cerimonial

Secretaria Municipal de Governo
Prefeitura de Pinhais

(41) 99206-1167
(41) 99208-9536

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.