A obra de revitalização trouxe melhorias aos comerciantes, motoristas, pedestres e ciclistas que circulam por uma das principais vias do município.

Nos últimos meses a Avenida Iraí, recebeu diversas melhorias da Prefeitura de Pinhais. A via, localizada na divisa entre os bairros Vargem Grande com o Jardim Weissópolis, faz a ligação entre o Autódromo Internacional e o município de Piraquara. Com uma grande quantidade de estabelecimentos comerciais e situada na região mais populosa do município, a via é uma das principais da cidade de Pinhais.

Os trabalhos de revitalização da Avenida Iraí iniciaram no final de 2018 e foram realizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). As obras trouxeram melhorias aos comerciantes, motoristas, pedestres e ciclistas que circulam na região, além dos moradores dos bairros.

Foram implantadas na avenida duas rotatórias: uma que liga com a Rua Rio Amazonas e a outra no final da via, próximo à ponte do Rio Iraí. A Semop realizou o serviço de fresagem nos pontos que precisavam ser recuperados. Foram construídos aproximadamente 21 mil metros quadrados de calçadas e ciclovias e implantadas travessias elevadas que proporcionam maior segurança aos pedestres. Recentemente, os trabalhos foram finalizados com a lavagem da pista, e posteriormente, feito o serviço de pintura vertical e horizontal e a colocação de novas placas de sinalização nos locais que eram necessários e a substituição da iluminação convencional por lâmpadas de LED, que tem maior durabilidade, luminosidade e são mais econômicas. A Avenida Iraí recebeu em alguns pontos o serviço de paisagismo feito pela Secretaria de Meio Ambiente.

As obras de revitalização foram bem vistas e aprovadas por quem trabalha e transita pela avenida. O vendedor Carlos Eduardo Kukaszevski, de 27 anos, trabalha em uma loja de informática e games, e na opinião dele a revitalização foi positiva. “A obra ficou muito boa, bonita, e digamos, “bem clean”. Melhorou para as pessoas andarem pela avenida. Na minha opinião, a implantação das travessias elevadas foi bem positiva, e também, a iluminação em led, que deixou bem mais clara a avenida” disse Carlos.

Já para moradora Antônia Vieira Espínola, que é aposentada, e mora há 26 anos no Weissópolis, a revitalização proporcionou dois benefícios bem visíveis: beleza e segurança. “Eu achei que ficou muito boa, pois foi feita a revitalização em toda a extensão da avenida. Até observando melhor, se nota que as lojas ficaram com um outro aspecto, mais organizadas, mais bonitas. Pra mim o que mais me chamou atenção foi à construção das travessias elevadas, que faz com que nós, pedestres, possamos atravessar a rua com maior segurança” afirmou.

A comerciante Elisangela Lopes Neves, que há cinco anos tem uma loja de roupas, relata que as mudanças fizeram com que as lojas melhorassem a faixadas dos estabelecimentos comerciais e novos empreendimentos se instalassem. Outro ponto destacado é a construção de calçadas padronizadas, que beneficiou as pessoas que andam pelo comércio.  “Para mim o que me chamou atenção foi a questão da sinalização e a implantação do espaço exclusivo para estacionar moto, que antes não tinha. No geral ficou muito bom e bonito. A gente percebe isto pelos comentários. Várias pessoas dizem pra gente que a avenida se transformou. Nem tem como comparar de como era e como está hoje” ressaltou.