O percurso de aproximadamente 20 km foi percorrido em cerca de uma hora e contou com o patrulhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar

Centenas de motoqueiros aproveitaram o feriado do Dia do Trabalhador para participarem do 1º MotoCão. O evento beneficente foi criado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Divisão de Bem Estar Animal, com o objetivo de aliar o feriado em prol da arrecadação de ração para animais em situação de vulnerabilidade. Na oportunidade, foram arrecadados mais de 200kg de ração.

A diretora da divisão de Bem Estar Animal, Daniele Guimarães, explica que no dia a dia de trabalho a sua equipe se depara com inúmeras situações de sofrimento de animais, como abandono e maus tratos, e a alimentação para eles é um ponto crítico. “As rações arrecadadas serão fundamentais para auxiliar os animais em situação de risco, contribuindo com a melhora deles nesse processo”.

A secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, explica que em Pinhais existe o Banco Municipal de Ração Animal, regulamentado por lei e administrado pelo poder público a partir da coleta de doação da comunidade. “As pessoas que se preocupam com o bem estar animal e querem contribuir, podem levar ração para cães ou gatos até a nossa Secretaria”. 

O MotoCão teve um percurso de aproximadamente 20 km, percorrido em cerca de uma hora, e contou com o patrulhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar. O passeio motociclístico começou no Bosque Municipal, seguiu pela Avenida Camilo di Lellis, Estrada da Graciosa, ruas do Jardim Karla, Estrada Ecológica e terminou no Parque das Águas, onde aconteceu uma cerimônia ecumênica realizada pelo padre Giovani, da Igreja Nossa Senhora da Boa Esperança, e por pastores das Igrejas em Pinhais, liderados pelo irmão Lores.

O Parque das Águas abrigou ainda uma série de atrações, com ações do Detran Paraná em promoção ao Maio Amarelo, campanha de prevenção a acidentes de trânsito, divulgação das ações de guarda responsável e bem estar animal, food trucks e apresentação musicais com as bandas locais de pop/rock Daralé e Destiny.

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, prestigiou o evento e agradeceu, em nome da prefeita de Pinhais, Marli Paulino, os realizadores, parceiros e a participação da população. “Nossa administração leva a sério a causa da defesa animal, e promover este evento também objetiva a conscientização da nossa população sobre esta questão. Queremos tocar no coração das pessoas que ainda não perceberam que podem nos ajudar doando ração ou recolhendo um animal abandonado, por exemplo. Esta é uma causa de todos nós”, finalizou Rosa.

Serviço

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está localizada na Rodovia João Leopoldo Jacomel, 11.427, Centro.

Divisão de Bem Estar Animal: (41) 3912-5705.