Nota Paraná agora tem aplicativo para consumidor comparar preços

1 dez, 2016

O Paraná é o primeiro Estado a lançar um aplicativo que permite pesquisa de preços para o consumidor. O aplicativo Menor Preço, que fornece um comparativo do quanto custa um mesmo produto em diversos estabelecimentos, é um desdobramento do programa Nota Paraná e foi lançado pelo governador Beto Richa nesta terça-feira (29). Na mesma solenidade, realizada no Palácio Iguaçu, foram entregues os três principais prêmios do 12º sorteio do Nota Paraná.

O novo aplicativo, já disponível para as plataformas Android e iOS, oferece a possibilidade de pesquisa de aproximadamente 10 milhões de preços de produtos, que são atualizados semanalmente por mais de 60 mil estabelecimentos varejistas no Estado. A plataforma utiliza como base informações de 3,8 milhões de notas fiscais eletrônicas emitidas todos os dias no Estado.“É um aplicativo que possibilita ao consumidor consultar, em um raio de até 20 quilômetros, o preço de produtos, por meio do código de barras do item ou o nome do produto. Um projeto muito bom”, afirmou Richa. Não tenho dúvida que será um programa de tanto sucesso quanto o Nota Paraná, porque vai possibilitar às pessoas economizarem e contribuir para reduzir a inflação no Estado” disse o governador.

Lojas virtuais

Para efetuar o download do aplicativo para Android, basta acessar este link. Já para usuários de smartphones com a plataforma iOS, basta clicar neste link.

Queda de preços

Os preços são atualizados em tempo real, com base nos registros das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e). De acordo com o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, vai haver um benefício para o cidadão não apenas porque permite uma ferramenta de pesquisa de preço, mas também porque vai estimular a concorrência no varejo. “Haverá uma disputa, o que fará com que haja uma queda de preços e da inflação no Paraná maior do que em outras unidades da federação” disse.

Fácil de usar

Desenvolvido em parceria entre a Celepar e a Secretaria da Fazenda, o aplicativo é fácil de usar e permite ao usuário utilizar o leitor de código de barras, integrado a ele, para encontrar o preço do produto que deseja. Se não houver código de barras, basta digitar o nome ou a marca do produto para realizar a pesquisa. Não é necessário ser cadastrado no Nota Paraná para usar o programa.

Além disso, o aplicativo usa a localização do consumidor para apresentar os menores preços e os que estão mais próximos do comprador. Feita a escolha do estabelecimento, o aplicativo mostra o mapa, os locais mais próximos e o caminho a ser seguido para chegar ao endereço.

George Tormin, diretor-geral da Secretaria da Fazenda, lembra que o aplicativo traz benefícios também para empresas. “A área de compras de empresas, por exemplo, pode fazer cotações para verificar onde é mais barato, por exemplo, adquirir material ou produtos para o cafezinho dos funcionários” acrescentou.

Listas

O Menor Preço-Nota Paraná ainda permite a criação de listas de produtos, para que o consumidor verifique onde cada produto de suas compras está mais barato. Com a lista salva, é possível procurar todos ao mesmo tempo. Essa opção, porém, só estará disponível para quem possui cadastro no Nota Paraná.

Tormin diz que a intenção é trazer mais novidades com as versões futuras do aplicativo, como filtros de limites de valor, data de atualização e proximidade compartilhamento de listas, rota de compra de uma lista, histórico e alerta de preços e notificação de problemas com produtos, categorias e outros. Nas próximas versões será possível, por exemplo, pesquisar cada lista por estabelecimento e verificar em qual deles a compra sairá mais barata.

“É mais um benefício que o Nota Paraná proporciona. Além de reduzir a sonegação e a carga tributária individual, na medida que 30% do imposto pago pelo estabelecimento retorna para o contribuinte e distribuir prêmios, o programa passa agora a ajudar o consumidor a gastar menos”, completa Mauro Ricardo.

Celepar

O projeto Menor Preço Paraná nasceu em meio ao anúncio do Prêmio Celepar de Inovação, ação que premiou boas práticas no ramo de tecnologia da informação e comunicação, além de incentivar a criatividade e proporcionar melhorias contínuas do atendimento nos serviços públicos que o Estado presta ao cidadão.

Em maio deste ano, a iniciativa foi premiada com a primeira colocação no prêmio, fato com que André Ávila, um dos integrantes da equipe idealizadora se recorda com gratidão. “Foi muito gratificante ver que uma ideia que nasceu numa brincadeira após o almoço, possa ter se tornado realidade e é melhor ainda ver que esse produto poder ajudar as pessoas. Quando nos inscrevemos no prêmio, focamos nossas ideias em produtos que pudessem mudar a vida das pessoas e não apenas dentro da empresa”.

Neste dia, o que era sonho se tornou realidade, Ávila relatou os bastidores do desenvolvimento deste projeto. “Durante o concurso até pensamos que estávamos errados, mas agora, depois de ver onde o produto chegou, acredito que não poderíamos estar mais certos”, ressaltou.

Futuro

Ávila lembrou ainda que o Menor Preço Paraná “tem potencial de crescimento e pode ter um retorno ótimo para a Celepar, cidadãos e governo, uma vez que ainda há muito a fazer em 2017, pois precisamos torná-lo efetivamente uma plataforma de economia para o cidadão e, claro, temos outras ótimas ideias para um novo concurso só esperando uma oportunidade”.

Tecnologia

Além da ideia inovadora, a equipe buscou incluir tecnologias que ainda eram pouco conhecidas pela empresa, como o NodeJS e Elasticsearch, além do Redis, já utilizada em outros projetos.

0 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.