Ah, o Strogonoff de Carne! Existe prato mais clássico e amado nos almoços de domingo, jantares especiais ou até mesmo naquele self-service caprichado? Aquela combinação de tirinhas de carne macia envoltas em um molho rosado, cremoso e cheio de sabor, servido com arroz branquinho e batata palha crocante… é a perfeição!
Mas por que o strogonoff de restaurante parece ter um “algo a mais”? Qual o segredo para ele ficar tão cremoso e saboroso? A verdade é que não há mágica, mas sim alguns truques simples na escolha dos ingredientes e, principalmente, na hora de finalizar o molho. Com esta receita, você vai aprender todos os segredos para fazer em casa um strogonoff de carne digno dos melhores restaurantes!
Informações da Receita:
- Tempo de Preparo: 15 minutos
- Tempo de Cozimento: 20 minutos
- Tempo Total: 35 minutos
- Rendimento: 3 porções
- Culinária: Brasileira (Adaptação)
- Tipo: Prato Principal
Ingredientes
- Para a Carne:
- 500g de carne bovina macia em tirinhas finas (Filé Mignon é o clássico, mas Alcatra ou Contrafilé bem limpos também ficam ótimos)
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 1 colher de sopa de manteiga ou azeite (para selar)
- Para o Molho Cremoso:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 cebola média picadinha
- Opcional: 1 dente de alho picadinho
- 100g de champignons frescos fatiados (ou 1 vidro pequeno de champignon em conserva fatiado e escorrido)
- 1 colher de sopa de extrato de tomate (ou 2-3 colheres de sopa de ketchup de boa qualidade)
- 1 colher de chá de mostarda (Dijon ou amarela)
- 1 colher de sopa de molho inglês
- Opcional (para flambar/sabor): 1/4 xícara de chá de conhaque ou brandy
- 1/2 xícara de chá de caldo de carne (ou água) – opcional, se necessário
- O Segredo: 1 caixa (200g) de creme de leite UHT (de boa qualidade, com pelo menos 17% de gordura)
- Para Servir (Essencial!):
- Arroz branco cozido
- Batata palha
Modo de preparo
- Prepare a Carne: Corte a carne em tirinhas finas e uniformes (contra a fibra, se possível). Seque bem as tirinhas com papel toalha. Tempere generosamente com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
- Sele a Carne (Rápido e Quente!): Aqueça bem 1 colher de manteiga ou azeite em uma frigideira grande em fogo alto. Quando estiver bem quente, adicione as tirinhas de carne aos poucos, em levas, sem amontoar na frigideira. O objetivo é selar rapidamente por fora (dourar) e manter a suculência por dentro. Deixe dourar por 1-2 minutos de cada lado, apenas para pegar cor. Retire a carne selada da frigideira e reserve em uma tigela (guarde os sucos que se formarem).
- Faça o Refogado: Na mesma frigideira (não lave!), abaixe o fogo para médio. Adicione a outra colher de sopa de manteiga. Refogue a cebola picada até ficar macia e transparente. Adicione o alho (se usar) e refogue por mais 30 segundos.
- Adicione os Champignons: Junte os champignons fatiados e refogue por alguns minutos até perderem a água e começarem a dourar levemente.
- (Opcional) Flambe com Conhaque: Se for usar conhaque/brandy: com muito cuidado, despeje a bebida na frigideira quente. Incline levemente a frigideira em direção à chama do fogão (se for a gás) para flambar OU use um fósforo longo com cautela para acender o álcool. Afaste o rosto e materiais inflamáveis! Deixe as chamas apagarem sozinhas (o álcool vai evaporar). Se não quiser flambar, apenas adicione a bebida e deixe ferver por 1 minuto para evaporar o álcool.
- Crie a Base do Molho: Adicione o extrato de tomate (ou ketchup), a mostarda e o molho inglês à frigideira. Misture bem e cozinhe por 1 minuto, raspando o fundo da panela para incorporar os sabores. Se necessário, adicione um pouquinho do caldo de carne ou água para deglacear.
- Volte a Carne: Retorne a carne selada reservada (junto com os sucos que se formaram) para a frigideira. Misture bem com a base do molho. Deixe aquecer por 1-2 minutos em fogo baixo, apenas para incorporar sabores (não cozinhe demais a carne!).
- O Segredo Final: Creme de Leite SEM ferver! Agora, o passo mais importante para a cremosidade: reduza o fogo para o mínimo absoluto OU desligue o fogo temporariamente. Despeje o creme de leite na panela. Misture delicadamente com uma colher ou fouet até o molho ficar homogêneo, cremoso e com a cor rosada característica. NÃO DEIXE O MOLHO FERVER após adicionar o creme de leite UHT, pois ele pode talhar! Apenas aqueça suavemente, se necessário.
- Ajuste e Sirva: Prove o molho e ajuste o sal e a pimenta se precisar. O strogonoff está pronto! Sirva imediatamente, bem quente.
Como Servir (O Clássico Brasileiro):
Sirva generosamente sobre arroz branco soltinho e cubra com muita batata palha crocante! Essa combinação é essencial!
Dicas / Os “Segredos” do Strogonoff Perfeito:
- Carne Macia: Use cortes macios (mignon, alcatra) e sele rapidamente em fogo alto, em levas, para não soltar água e cozinhar. Tire ainda mal passada por dentro.
- Sabor da Panela: Aproveite o fundinho da frigideira onde selou a carne para fazer o molho (“deglacear”).
- Ketchup é Brasileiro: O uso de ketchup (ou extrato) é o que dá o toque e a cor rosada do strogonoff popular no Brasil.
- CREME DE LEITE FRIO/SEM FERVER: Adicione o creme de leite UHT fora do fogo ou em fogo baixíssimo, misturando só para incorporar e aquecer. Ferver o creme de leite UHT pode fazer o molho talhar!
- Batata Palha: Quanto mais, melhor! 😉
Conclusão:
Desvendados os segredos! Fazer um Strogonoff de Carne cremoso, saboroso e com carne macia em casa é totalmente possível e mais fácil do que você imagina. Seguindo essas dicas, especialmente o cuidado com o creme de leite, seu strogonoff terá nível de restaurante e será sucesso absoluto no almoço ou jantar!
Qual seu acompanhamento indispensável para strogonoff? Conta pra gente nos comentários e marque o @MaisPinhaisreceitas!
0 comentários