Em movimento nacional, todos os agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito estarão nas ruas, desde a abertura até o fechamento das unidades de ensino
Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, todos os agentes da Secretaria de Segurança e Trânsito de Pinhais (Seset), incluindo a Guarda Municipal, vão reforçar a segurança das unidades da rede municipal de ensino, desde a abertura até o fechamento de cada local. Ao longo do dia, o efetivo estará concentrado na ação, que será realizada em âmbito nacional.
Segundo Anderson Mendes, secretário de Segurança e Trânsito, a iniciativa visa ampliar a sensação de segurança com o emprego de todo o efetivo. “Vamos ter um grande efetivo de guardas e viaturas atuando exclusivamente nas escolas e cmeis. Todos voltados para atividades nas unidades de ensino. Então vamos saturar bem as regiões onde se encontram cmeis e escolas da rede municipal”, afirma.
Além da operação realizada pela Seset, o Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar também se dispôs a colaborar com as ações ao longo do dia.
Escola Mais Segura
As ações de segurança tem se intensificado nas escolas e cmeis da rede municipal de ensino de Pinhais, desde a criação do Comitê Intersecretarial de Gestão de Segurança (decreto 339/2023), no dia 10 de abril, quando foi lançada a Operação Escola Mais Segura.
A operação tem como base o atendimento às solicitações recebidas via unidades de ensino feitas pela comunidade escolar (pais e profissionais), além dos canais de comunicação oficiais da Administração Municipal. Já o comitê tem como objetivo coordenar e monitorar as ações voltadas à segurança das unidades de ensino municipais de Pinhais.
Nesta semana, todas as unidades receberam câmeras de monitoramento e também foi iniciada a instalação do Botão do Pânico físico.
Além disso, a Cultura da Paz é uma temática que está sendo trabalhada nas unidades de ensino, com o apoio da Patrulha Escolar e do Núcleo da Paz de Pinhais.
Assim como essas ações, as propostas compreendem uma série de medidas em execução:
- Instalação de câmeras em todas as escolas municipais e Cmeis – já concluído;
- Instalação de vídeo porteiro – iniciado;
- Portão com duas etapas de acesso, restringindo entrada apenas até a secretaria nas unidades de ensino – em fase estudos;
- Reforço na patrulha e rondas da Guarda Municipal – ação constante;
- Acesso limitado às unidades – já iniciado;
- Apresentação de documento de identidade nos Cmeis – já iniciado;
- Sistema de som;
- Botão do Pânico (físico) – iniciada a disponibilização em ⅓ das unidades;
- Instalação de grades para ter acesso somente até a secretaria das unidades, impedindo acesso secundário;
- Capacitação dos profissionais da educação sobre ações de segurança, conduzida pelas Secretarias Municipais de Segurança e Trânsito e de Educação – em planejamento;
- Estudo da viabilidade para elevar os muros para instalação de cercas elétricas – iniciado;
- Programa de Práticas Restaurativas – para trabalhar a Cultura da Paz nas unidades de ensino, com alunos e profissionais – ação já realizada e intensificada.
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, também reforça que o diálogo entre a comunidade escolar e o poder público é fundamental para a promoção e manutenção da segurança a todas as crianças e profissionais no ambiente escolar.
Por esse motivo, pais e familiares de alunos da rede municipal de ensino foram convidados a participar de uma conversa conduzida pela prefeita de Pinhais, Rosa Maria, organizada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Segurança e Trânsito, no último dia 13, no Cenforpe. O intuito foi apresentar os detalhes da Operação Escola Mais Segura, além de oportunizar o diálogo entre prefeitura e comunidade escolar para esclarecer dúvidas e ouvir a população.
0 comentários