Se existe um petisco que é sinônimo de sucesso garantido, esse petisco é o palito de queijo. Crocante por fora, macio por dentro e com um sabor irresistível de queijo derretido, ele é a estrela de qualquer encontro com amigos, lanche da tarde ou mesa de frios. E a melhor parte? Esta receita é incrivelmente fácil e rápida, usando pouquíssimos ingredientes que você provavelmente já tem em casa.
Esqueça os salgadinhos complicados! Com esta receita, você vai aprender a fazer um palito de queijo caseiro que fica muito melhor do que qualquer versão comprada pronta. A massa é simples, não precisa sovar e pode ser assada ou frita, adaptando-se ao seu gosto e à sua praticidade.
Esta não é apenas uma receita; é a solução perfeita para quando bate aquela vontade de um salgadinho delicioso e feito na hora. Prepare-se para viciar nesta delícia que vai sumir da travessa em poucos minutos!
Ingredientes: o segredo da simplicidade
- 2 xícaras de chá de queijo muçarela ou meia cura ralado (cerca de 200g)
- 1 xícara de chá de polvilho doce (ou azedo, para um sabor mais intenso)
- 1 ovo inteiro
- 1 caixinha de creme de leite (200g)
- 1/2 colher de chá de sal (ou a gosto, cuidado pois o queijo já é salgado)
- Queijo parmesão ralado para polvilhar (opcional)
Modo de preparo: passo a passo para a crocância perfeita
- Misture os ingredientes secos: Em uma tigela grande, misture o queijo ralado, o polvilho doce e o sal.
- Adicione os líquidos: Junte o ovo e o creme de leite à mistura de secos.
- Amasse bem: Agora, com as mãos, comece a misturar e amassar todos os ingredientes dentro da tigela. Amasse bem até obter uma massa lisa, homogênea e que desgruda completamente das mãos. O ponto é muito rápido e fácil de atingir.
- Modele os palitos: Pegue pequenas porções da massa e, sobre uma superfície limpa, enrole-as com as palmas das mãos para formar palitos ou rolinhos na espessura de um dedo. Você pode cortá-los no tamanho que preferir.
- Para assar (versão mais saudável):
- Preaqueça o forno a 200°C.
- Disponha os palitos em uma assadeira, deixando um pequeno espaço entre eles.
- Se desejar, pincele com uma gema de ovo e polvilhe queijo parmesão ralado por cima.
- Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que estejam firmes e bem douradinhos.
- Para fritar (versão clássica de boteco):
- Aqueça óleo suficiente para cobrir os palitos em uma panela funda em fogo médio.
- Frite poucos palitos de cada vez para não esfriar o óleo, até que estejam dourados e crocantes por todos os lados.
- Retire com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para escorrer o excesso de gordura.
Dicas extras para um palito de queijo inesquecível
- Variação de queijos: O segredo de um bom palito de queijo está… no queijo! Experimente misturar diferentes tipos, como provolone ralado, parmesão ou até um pouco de gorgonzola esfarelado na massa para um sabor mais intenso.
- Temperos na massa: Incremente sua receita adicionando temperos à massa, como orégano, pimenta calabresa, alho em pó ou páprica defumada.
- Sirva com molhos: Estes palitos de queijo são a base perfeita para acompanhar molhos deliciosos. Sirva com um molho de iogurte com ervas, uma geleia de pimenta ou até mesmo com o molho do nosso Bife à Rolê de Panela.
- Congelamento: Você pode modelar os palitos e congelá-los crus em uma assadeira. Depois de congelados, guarde-os em um saco plástico. Assim, você pode assar ou fritar apenas a quantidade desejada quando quiser, direto do freezer para o forno ou óleo quente.
Conclusão: o petisco perfeito para toda hora!
O palito de queijo é aquele tipo de receita que une todo mundo. É fácil de fazer, delicioso de comer e perfeito para qualquer momento, desde um filminho no sofá até uma festa com os amigos.
E você, prefere o seu palito de queijo assado ou frito? Experimente esta receita, tire uma foto bem crocante e compartilhe conosco marcando o @MaisPinhais!