Tem cheirinho melhor do que pão caseiro assando no forno? E se esse pão for de batata doce, com um miolo incrivelmente macio, fofinho e um sabor sutilmente adocicado? É simplesmente irresistível! Perfeito para o café da manhã, o lanche da tarde ou para servir com patês e manteiga a qualquer hora.
Fazer pão em casa pode parecer um desafio, mas esta receita de pão de batata doce é surpreendentemente fácil e o resultado é recompensador. A batata doce na massa garante uma umidade e maciez incomparáveis. Prepare-se para colocar a mão na massa e sentir o prazer de fazer seu próprio pão delicioso!
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de purê de batata doce cozida e amassada (bem lisinho, morno ou frio) – aproximadamente 1 batata doce média
- 3 a 4 xícaras de chá de farinha de trigo (aproximadamente, comece com 3)
- 10g de fermento biológico seco (1 pacotinho) OU 30g de fermento biológico fresco
- 1/4 xícara de chá de açúcar
- 1/2 xícara de chá de leite morno (não pode estar quente!)
- 1 ovo inteiro
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretida (ou em temperatura ambiente)
- 1 colher de chá de sal
- Opcional: 1 gema de ovo batida com 1 colher de sopa de leite para pincelar
Modo de Preparo:
- Prepare a Batata Doce: Cozinhe a batata doce (com ou sem casca, no vapor ou na água) até ficar bem macia. Descasque (se necessário) e amasse bem com um garfo ou espremedor até obter um purê liso. Deixe esfriar ou amornar.
- Ative o Fermento: Em uma tigela pequena, dissolva o fermento biológico seco no leite morno com 1 colher de chá do açúcar. Mexa e deixe descansar por 5-10 minutos, até espumar (se for fermento fresco, apenas dissolva). Se não espumar, o fermento pode não estar ativo.
- Misture os Ingredientes: Em uma tigela grande, coloque 3 xícaras de farinha de trigo, o restante do açúcar e o sal. Faça um buraco no meio e adicione a mistura do fermento, o purê de batata doce, o ovo e a manteiga derretida (ou em pomada).
- Comece a Sovar: Misture os ingredientes com uma colher ou com as mãos, começando do centro para as bordas, até formar uma massa pegajosa.
- Sove a Massa: Transfira a massa para uma superfície limpa e levemente enfarinhada. Agora vem a parte importante: sove vigorosamente por cerca de 10 a 15 minutos. Empurre a massa para frente com a base da mão, dobre ao meio, vire e repita. A massa começará pegajosa, mas com a sova ela ficará mais lisa e elástica. Adicione um pouquinho mais de farinha somente se for absolutamente necessário para não grudar demais nas mãos (a massa de batata doce é naturalmente um pouco mais úmida). O ponto é uma massa macia e elástica.
- Primeira Fermentação: Faça uma bola com a massa, coloque-a em uma tigela levemente untada com óleo, vire a massa para untar todos os lados. Cubra a tigela com plástico filme ou um pano de prato limpo e deixe descansar em um local morno e sem correntes de ar por cerca de 1 a 1 hora e meia, ou até dobrar de volume.
- Modele os Pães: Após a primeira fermentação, retire o ar da massa pressionando-a suavemente. Transfira para a bancada levemente enfarinhada e divida a massa em porções iguais (8 a 12 porções, dependendo do tamanho desejado). Modele cada porção em formato de bolinha lisa.
- Arrume e Segunda Fermentação: Disponha as bolinhas modeladas em uma assadeira untada e enfarinhada (ou coberta com papel manteiga), deixando um espaço entre elas para crescerem. Cubra novamente com um pano e deixe descansar por mais 30 a 45 minutos, até as bolinhas ficarem visivelmente mais fofas. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.
- Pincele e Asse: Se desejar um pão mais douradinho, pincele delicadamente a superfície dos pães com a mistura de gema e leite. Leve ao forno preaquecido e asse por cerca de 25 a 35 minutos, ou até que estejam bem dourados por cima e ao bater levemente no fundo do pão, o som seja oco.
- Resfrie: Retire os pães do forno e transfira-os para uma grade para esfriarem completamente antes de guardar ou consumir.
Dicas para um Pão Fofinho:
- Purê Lisinho: Certifique-se de que o purê de batata doce esteja bem amassado e sem pedaços para uma massa homogênea.
- Sova é Essencial: Não pule a etapa da sova! É ela que desenvolve o glúten e garante a estrutura fofinha do pão.
- Paciência na Fermentação: Deixe a massa crescer o tempo necessário em local aquecido; isso desenvolve sabor e leveza.
- Cuidado com a Farinha Extra: Adicione farinha aos poucos durante a sova, só o mínimo para a massa não grudar excessivamente. Muita farinha deixará o pão pesado.
Conclusão:
O aroma de pão de batata doce assando pela casa é simplesmente maravilhoso! Essa receita resulta em pãezinhos incrivelmente macios, fofinhos e com um sabor adocicado delicioso que combina com manteiga, requeijão, geleia ou até mesmo puros. Perfeito para um fim de semana mais saboroso e acolhedor!
Faça em casa e compartilhe essa delícia! Conte nos comentários o que achou e marque o @MaisPinhaisreceitas nas suas fotos! 😉
0 comentários