Existe um cheirinho que nos transporta instantaneamente para um lugar de afeto e conforto: o de pão caseiro assando no forno. E se a gente te dissesse que você pode ter essa sensação na sua casa em pouco mais de 30 minutos, com uma receita que não precisa sovar e resulta num pãozinho incrivelmente macio e fofinho? Esse é o segredo do amado pão de minuto, o clássico da vovó que salva qualquer lanche da tarde.
O pão de minuto fácil é a solução perfeita para quando bate aquela vontade de pão quente, mas não há tempo (ou paciência) para os longos processos de fermentação e sova da panificação tradicional. A sua massa, feita com ingredientes simples, é misturada rapidamente com uma colher e vai direto para o forno, criando pãezinhos dourados por fora e com um miolo leve e delicado por dentro.
Esta não é apenas uma receita; é um truque de cozinha que vai revolucionar a forma como você vê o pão caseiro. Perfeito para servir com manteiga, geleia, requeijão ou para acompanhar um café acabado de fazer. Prepare-se para se apaixonar por esta delícia!
Ingredientes: o que você precisa para o pãozinho perfeito
A lista é curta e com ingredientes que você provavelmente já tem na sua despensa.
- 2 ovos inteiros
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 1/2 xícara de chá de óleo vegetal
- 1 xícara de chá de leite morno
- 1 colher de chá de sal
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo (aproximadamente)
- 1 colher de sopa de fermento em pó (o mesmo para bolos)
- 1 gema de ovo para pincelar (opcional)
Modo de preparo: mais fácil e rápido, impossível!
- Pré-aqueça o forno e prepare a forma: Aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma assadeira grande.
- Misture os líquidos e o açúcar: Numa tigela grande, coloque os ovos, o açúcar, o óleo, o leite morno e o sal. Com um batedor de arame (fouet) ou um garfo, misture tudo muito bem até obter uma mistura homogênea.
- Adicione a farinha aos poucos: Vá adicionando a farinha de trigo, xícara por xícara, e misturando com uma colher de pau ou espátula. Comece com duas xícaras e vá adicionando a terceira aos poucos. O ponto da massa é muito importante: ela deve ficar macia e ligeiramente pegajosa, mas que seja possível modelar com as mãos untadas. Evite colocar farinha demais para que os pãezinhos não fiquem duros.
- O fermento por último: Quando a massa estiver no ponto certo, adicione o fermento em pó e misture delicadamente, apenas para o incorporar.
- Modele os pãezinhos: Unte as suas mãos com um pouco de óleo. Pegue pequenas porções da massa e modele bolinhas do tamanho de uma bola de pingue-pongue.
- Disponha na assadeira: Coloque as bolinhas na assadeira preparada, deixando um espaço de cerca de 2 a 3 cm entre elas, pois irão crescer.
- Pincele para dourar (opcional): Se desejar uma cor mais bonita e brilhante, pincele cada pãozinho com a gema de ovo batida.
- Leve ao forno: Asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que os pãezinhos estejam bem dourados por cima e, ao espetar um palito, este saia limpo.
- Sirva quentinho: O melhor momento para saborear o pão de minuto é logo que sai do forno, ainda quentinho, com uma boa camada de manteiga derretendo.
Dicas extras para um pão de minuto perfeito
- Ponto da massa: O maior segredo desta receita é não exagerar na farinha. A massa é pegajosa mesmo. Se colocar farinha a mais, o pão ficará seco e pesado. Modele sempre com as mãos untadas.
- Variação salgada: Quer um pãozinho temperado? Adicione à massa uma colher de sopa de queijo parmesão ralado e uma pitada de orégano. Fica delicioso!
- Pode congelar? Sim! Depois de assados e completamente frios, pode congelar os pãezinhos num saco bem fechado por até 3 meses. Para consumir, basta reaquecê-los no forno ou na air fryer por alguns minutos.
- Se gosta de pães fáceis, experimente também o nosso Pão de Queijo de Frigideira, outra receita rápida que é um sucesso.
Conclusão: pão caseiro, sem complicação e cheio de afeto
O pão de minuto é a prova de que a cozinha afetiva pode ser extremamente prática. É a receita perfeita para um lanche da tarde surpresa, para um café da manhã especial ou simplesmente para ter o prazer de comer um pãozinho feito por você.
E você, qual a sua melhor memória com pão caseiro? Experimente esta receita, tire uma foto dos seus pãezinhos dourados e compartilhe o resultado conosco, marcando o @MaisPinhais!