Parceria com Instituto Família Barrichello possibilita formação de profissionais em Pinhais

31 mar, 2022

Em conjunto com o Instituto Atleta Bom de Nota e Rede Esporte para a Mudança Social, projeto visa o desenvolvimento de organizações e profissionais que atuam com o esporte para desenvolvimento humano

Representantes do Instituto Família Barrichello estiveram em Pinhais, na última sexta-feira (25), para realizar uma formação do Projeto Rede Esporte Treino Social (RETS) no Centro da Juventude do município. A ação é efetivada pela instituição paulista e a Rede Esporte para a Mudança Social e, em Pinhais, tem a parceria com o Instituto Atleta Bom de Nota, via Lei de Incentivo ao Esporte.

O projeto visa trabalhar o desenvolvimento gratuito e integrado de organizações e profissionais que atuam com o esporte para desenvolvimento humano, a partir de dois eixos formativos: formação técnica pedagógica na metodologia treino social para profissionais de educação física, professores e treinadores que atuam com o esporte para desenvolvimento humano; além da formação em gestão, na área de elaboração de projetos e captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte, para gestores e técnicos de organizações da sociedade civil ou administração direta, que também atuam na área esportiva para transformação social com foco na elaboração e gestão de projetos.

Para cada um dos eixos há encontros presenciais e remotos, que resultam de 32 a 72 horas formativas e certificadas pelo Instituto Família Barrichello. Entre os conteúdos desenvolvidos, integrantes do método pedagógico Treino Social, estão o conceito de esporte e desenvolvimento humano em suas dimensões; habilidades e competências sociais e emocionais, conceituação e vivência prática esportiva; descoberta guiada e o papel da abordagem holística no processo de ensino do esporte, entre outras abordagens.

Segundo o professor Gil Brasil, coordenador de Projetos Instituto Atleta Bom de Nota, a equipe do Instituto Família Barrichello elogiou a estrutura do CJ. “Eles gostaram muito da cidade, o Centro da Juventude e os profissionais que deram o apoio. E dessa forma temos a intenção de apresentar uma proposta direcionada aos educadores, na área da educação socioemocional, sendo um processo formativo que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos, bem como o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos estudantes”, declarou Gil Brasil.

Durante a formação, estiveram presentes a prefeita de Pinhais Marli Paulino; a vice-prefeita Rosa Maria; o coordenador do Centro da Juventude Pinhais, Vilmar Rodrigues; Aderlucia, coordenadora de Projetos do Treino Social – Rio de Janeiro; Jéssica Sá Fernandes supervisora do Instituto Família Barrichello – São Paulo; professor do Instituto Família Barrichello – São Paulo, Evandro Pereira; coordenador de projetos do Instituto Atleta Bom de Nota Pinhais, professor Gil Brasil.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: