Parque das Águas recebeu 150 mil peixes do Projeto Rio Vivo

31 maio, 2022

Ação idealizada pelo Governo do Estado ocorreu no último sábado (28), em Pinhais

O Parque das Águas de Pinhais recebeu no último sábado (28), uma importante ação ambiental do Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), através da Superintendência Geral de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná, o projeto Rio Vivo.

O Rio Vivo foi criado com o objetivo de proteger a fauna silvestre e o ambiente natural contra espécies invasoras, atuando na recomposição da mata ciliar e fauna nativa, utilizando as vocações de náutica e pesca como instrumento de sustentabilidade ambiental. Além de Pinhais, a ação já aconteceu em Campo Largo, Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais, fazendo a soltura de mais de meio milhão de peixes nativos.

Estiveram presentes na oportunidade, a prefeita Rosa Maria, os secretários municipais Rosana Boeira Ilheu (Meio Ambiente), Ricardo Pinheiro (Governo), Andrea Franceschini (Educação), José Pedrosa (Finanças), o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, os vereadores Fabrício, Filho, Jane Carteira, o deputado estadual Marcio Nunes, o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza; e o superintendente de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná, Francisco Martin.

Na ocasião, foi realizada a soltura de 150 mil peixes (lambaris juvenis) no parque e realizado o plantio de algumas mudas de árvores. As ações contaram com a participação das crianças da Escola Municipal Chafic Smaka.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza, disse que esta iniciativa tem um papel relevante, principalmente por contar com as crianças e contribuir com a questão ambiental. “Este é um momento de muita felicidade e orgulho, ainda mais com todas essas crianças nos ajudando a fazermos esta boa ação. Que possamos repercutir esta iniciativa que é muito importante, através desta soltura dos peixes. Essa é uma boa prática que as crianças participam, nesta corrente do bem. Tenho certeza que os pequenos vão levar essa lembrança pelo resto da vida, ajudando a colocar mais vida no meio ambiente de Pinhais. Assim estaremos contribuindo com a questão do meio ambiente do Paraná e do Brasil”, falou o secretário.

A escolha de Pinhais ter sido escolhida para receber a ação do projeto e o valor do Parque das Águas para a cidade foi mencionada pela prefeita Rosa Maria. “Esta ação é uma continuidade da preservação de um sonho que começou em 2009, com o então prefeito Luizão e a vice-prefeita Marli Paulino. Esse lugar era abandonado, mas foi sendo transformado, e ainda temos mais etapas para construir e deixá-lo ainda mais bonito. O Parque das Águas é o cartão postal de Pinhais. Por isso, quando combinamos desenvolvimento com desenvolvimento sustentável, temos uma cidade melhor, um espaço para as famílias. Além do nosso parque, temos os bosques e os Parques Lineares que são exemplos e referência para a Região Metropolitana e o Estado que quando queremos uma cidade boa, precisamos cuidar dela e do meio ambiente. Hoje agradeço ao Governador Ratinho Júnior pela escolha do nosso município para este ato do projeto Rio Vivo. E que em uma próxima oportunidade venha mais, venham 100 mil, 200 mil peixes porque o Parque das Águas agradece” disse a prefeita.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: