Parque das Águas recebeu 150 mil peixes do Projeto Rio Vivo

31 maio, 2022

Ação idealizada pelo Governo do Estado ocorreu no último sábado (28), em Pinhais

peixes parque das aguas
Parque das Águas recebeu 150 mil peixes do Projeto Rio Vivo 2

O Parque das Águas de Pinhais recebeu no último sábado (28), uma importante ação ambiental do Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), através da Superintendência Geral de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná, o projeto Rio Vivo.

O Rio Vivo foi criado com o objetivo de proteger a fauna silvestre e o ambiente natural contra espécies invasoras, atuando na recomposição da mata ciliar e fauna nativa, utilizando as vocações de náutica e pesca como instrumento de sustentabilidade ambiental. Além de Pinhais, a ação já aconteceu em Campo Largo, Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais, fazendo a soltura de mais de meio milhão de peixes nativos.

Estiveram presentes na oportunidade, a prefeita Rosa Maria, os secretários municipais Rosana Boeira Ilheu (Meio Ambiente), Ricardo Pinheiro (Governo), Andrea Franceschini (Educação), José Pedrosa (Finanças), o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, os vereadores Fabrício, Filho, Jane Carteira, o deputado estadual Marcio Nunes, o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza; e o superintendente de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná, Francisco Martin.

Na ocasião, foi realizada a soltura de 150 mil peixes (lambaris juvenis) no parque e realizado o plantio de algumas mudas de árvores. As ações contaram com a participação das crianças da Escola Municipal Chafic Smaka.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza, disse que esta iniciativa tem um papel relevante, principalmente por contar com as crianças e contribuir com a questão ambiental. “Este é um momento de muita felicidade e orgulho, ainda mais com todas essas crianças nos ajudando a fazermos esta boa ação. Que possamos repercutir esta iniciativa que é muito importante, através desta soltura dos peixes. Essa é uma boa prática que as crianças participam, nesta corrente do bem. Tenho certeza que os pequenos vão levar essa lembrança pelo resto da vida, ajudando a colocar mais vida no meio ambiente de Pinhais. Assim estaremos contribuindo com a questão do meio ambiente do Paraná e do Brasil”, falou o secretário.

A escolha de Pinhais ter sido escolhida para receber a ação do projeto e o valor do Parque das Águas para a cidade foi mencionada pela prefeita Rosa Maria. “Esta ação é uma continuidade da preservação de um sonho que começou em 2009, com o então prefeito Luizão e a vice-prefeita Marli Paulino. Esse lugar era abandonado, mas foi sendo transformado, e ainda temos mais etapas para construir e deixá-lo ainda mais bonito. O Parque das Águas é o cartão postal de Pinhais. Por isso, quando combinamos desenvolvimento com desenvolvimento sustentável, temos uma cidade melhor, um espaço para as famílias. Além do nosso parque, temos os bosques e os Parques Lineares que são exemplos e referência para a Região Metropolitana e o Estado que quando queremos uma cidade boa, precisamos cuidar dela e do meio ambiente. Hoje agradeço ao Governador Ratinho Júnior pela escolha do nosso município para este ato do projeto Rio Vivo. E que em uma próxima oportunidade venha mais, venham 100 mil, 200 mil peixes porque o Parque das Águas agradece” disse a prefeita.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.