PF cumpre 4 mandados de busca em operação contra fraude eleitoral envolvendo vereadora de Pinhais

14 out, 2020

Segundo a PF, a fraude envolve 75 pedidos de transferências de domicílio eleitoral com documentos falsos.

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira (14), em uma operação contra fraude eleitoral envolvendo a vereadora de Maria Janeide de Souza Piacentini, conhecida como Jane Carteira.

Jane é vereadora em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e candidata à reeleição pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros). A RPC apurou que um dos mandados foi cumprido no gabinete dela, na Câmara Municipal de Pinhais.

De acordo com as investigações, pelo menos 75 transferências de domicílio eleitoral foram feitas com comprovantes de endereço falsos, e os pedidos estavam vinculados aos assessores da vereadora.

G1 tenta contato com a defesa da vereadora.

Em nota, a câmara disse que o caso é isolado e que desconhece o uso da estrutura da Casa para cometimento de qualquer tipo de fraude eleitoral.

Investigações

Pela lei eleitoral, a transferência é realizada quando o eleitor muda seu domicílio eleitoral para outra cidade. Esse serviço implica emissão de um novo título, mas o número de inscrição eleitoral permanece o mesmo. A transferência só pode ser solicitada pelo próprio eleitor.

Com o esquema, a vereadora pretendia angariar mais eleitores para o município, segundo a PF.

Além das transferências irregulares, a PF também identificou indícios de que as multas eleitorais dos títulos com situação eleitoral irregular foram pagas pelos investigados.

“Há evidências de que a estrutura da Câmara Municipal de Vereadores foi utilizada para cometimento do crime”, afirmou a PF.

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/10/14/pf-faz-operacao-e-mira-fraude-eleitoral-envolvendo-vereadora-de-pinhais.ghtml

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais

Pin It on Pinterest

Compartilhe

Compartilhe esse post com os amigos