Pinhais atinge a marca de mais de 16 mil empresas ativas no município

16 ago, 2022

O município registrou o número recorde, com mais de 3 mil consultas de viabilidade, de janeiro a julho deste ano

Nos últimos anos, Pinhais se transformou em um grande polo industrial e de serviços, atraindo empresas dos mais diversos segmentos, de pequenos negócios até grandes redes e multinacionais. Prova disso é o recente levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde) que aponta um crescimento expressivo no número de CNPJs ativos. No último dia 10 de julho, o município atingiu a marca de 16.077 registros de diferentes tipos de atividades econômicas.

Os números apontam que Pinhais conta com 995 indústrias, destes 9,5% são microempreendedores individuais (MEIs); 3.411 comércios (23,5% MEIs); 10.612 inscrições em serviços, dos quais quase 50% são registrados como MEI; 990 autônomos, entre outras atividades, além de 69 associações.

Ivaldo Sá Barreto Filho, diretor do Departamento de Apoio à Indústria e Comércio, destaca o fato de neste quantitativo estarem incluídos todos os portes de empresas, desde o MEI até os grandes grupos. “Isso demonstra a preocupação da Administração com as grandes empresas locais geradoras de emprego e renda e o incentivo e apoio para a formação de novos empreendedores”, declara. 

“Desde 2009, a prefeitura tem dedicado uma atenção especial às empresas e empreendedores do município. Com a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Pinhais passou a interagir com os setores da economia local, desburocratizando os processos, promovendo melhorias na infraestrutura e criando programas de incentivo e apoio para o fortalecimento e atração de novos empreendimentos”, complementa Ivaldo. 

Em 2021, a Prefeitura disponibilizou o Serviço de Consulta Comercial Integrada ao REDESIM para uso pelos munícipes, o que facilita a consulta comercial e agiliza a abertura de novas empresas. “O município registrou o número recorde de 3.093 consultas de viabilidade realizadas no período de janeiro a julho deste ano, resultando em 1.077 novos alvarás de funcionamento”, detalha o diretor.

Um dos fatores que contribuem para esta ampliação é que a cidade está em primeiro lugar no ranking de municípios mais ágeis na primeira etapa para abertura de empresas no país. Em apenas 20 minutos, é realizada a análise de viabilidade da empresa em se estabelecer. O dado consta no boletim do 1º quadrimestre de 2022 do Mapa das Empresas, publicado pelo Ministério da Economia no último dia 6 de junho. “Para nós é motivo de muito orgulho estarmos em primeiro lugar neste ranking nacional”, finaliza Ivaldo. 

Mais vagas de emprego

A abertura de novas empresas reflete diretamente na ampliação da oferta de empregos em Pinhais. A contratação de trabalho com carteira assinada em Pinhais foi destaque no último ranking elaborado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, que reúne dados das Agências do Trabalhador em todo o país. O município ficou em 18º a nível estadual, com 137 vagas de emprego ocupadas em junho de 2022. Números que deixaram Pinhais como a 4ª cidade que mais empregou da Região Metropolitana de Curitiba, no mesmo mês. 

Para solicitação de Alvará de Localização e Funcionamento e Consulta de Viabilidade para abertura de empresa acesse a página de autoatendimento da Prefeitura de Pinhais.

Mais informações:

Departamento de Apoio a Indústria e Comércio

Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 2842 – Estância Pinhais

Telefone: (41) 99262-1639 e (41) 99284-5084

E-mail: [email protected]

Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Alvará: (41) 99284-5084 / (41) 99262-1639

E-mail: [email protected]  

Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

0 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.