Pinhais comemora 30 anos de transformações e desenvolvimento

17 mar, 2022

Em franco crescimento, município se destaca em diversos setores — fruto do trabalho permanente e atencioso de seus moradores e gestores

No próximo dia 20 de março Pinhais completará 30 anos de história. Embora jovem e pequena, a menor extensão territorial do Estado, a cidade tem desenvolvimento econômico e social que se consolida a cada ano. 14ª maior arrecadação do Paraná, o município segue em franco crescimento, com responsabilidade e autonomia — visíveis pelas ações do poder público e vivenciadas pelos cidadãos que aqui também cresceram e fizeram de Pinhais o seu lar.

A cidade não para de crescer, pois novas empresas escolhem o município para se instalar e abrir seus negócios. Isso é resultado de uma série de incentivos para atração de empreendimentos, como o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Pinhais – Proindesp, a redução da carga tributária, entre outros benefícios, além de suas próprias características.

São mais de 15 mil empresas instaladas na cidade, com destaque para a indústria de metal mecânica, plásticos e prestação de serviços. Nos últimos dados apresentados pelo índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, foi apontada como uma das cidades mais desenvolvidas da Região Metropolitana de Curitiba. No panorama estadual, Pinhais está entre os poucos municípios com índice acima de 0,8 em nível de desenvolvimento, segundo última aferição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.

Cidade sustentável

Exemplo de gestão sustentável, Pinhais tem um meio ambiente preservado e em permanente cuidado, aliado a projetos de cultura, esporte e lazer. Praças e parques com extensa área verde, como os Bosques Municipais e o Parque das Águas, proporcionam atividades ao ar livre e o contato com a natureza para todas as idades.

Parte importante do planejamento, conservação e educação ambiental, o Horto Municipal conta com uma estrutura de 70 mil m², localizado no Parque das Nascentes e conta com um centro administrativo, um jardim sensorial com fonte de água, lago, mini-horta, minhocário e depósito para resíduos verdes. O Horto produz atualmente 100 mil mudas de flores anualmente e possui capacidade para armazenar 125 mil mudas de flores e 20.000 mudas de árvores, que são utilizadas nos serviços de paisagismo e conservação dos espaços e prédios públicos da cidade.

Facilitando a coleta e destinação de resíduos, já foram realizados mais de 78 mutirões de limpeza no município. Equipes da Prefeitura fazem o recolhimento de materiais descartados pelos moradores, sendo destinados a pontos estratégicos de gestão destes resíduos.

Outro aspecto fundamental da administração sustentável é a arborização urbana. Deixar a cidade mais arborizada é parte do Plano de Arborização Municipal. Pinhais é um dos poucos municípios do Paraná que possui um plano nesses moldes. A Secretaria de Meio Ambiente já distribuiu quase 2.300 mudas de árvores para a população por meio de diversas ações, incluindo o Projeto Reflorescer, que resulta no plantio de, em média, 1.500 árvores por ano na cidade.

Aliado às ações de meio ambiente, o bem-estar animal também é objetivo da gestão para uma boa qualidade de vida. Por meio da Divisão de Bem-Estar Animal, a Prefeitura de Pinhais realizou, somente no Mutirão de março deste ano, 278 castrações. A medida previne uma série de doenças, contribuindo não só para a saúde do animal, mas para a qualidade de vida dos tutores. A Feira de Adoção também proporciona que cães e gatos ganhem um novo lar. Já são mais de 50 animais adotados por intermédio das ações da Secretaria de Meio Ambiente, somente este ano.

Referência em Educação

Preparar-se para o futuro é investir em Educação — área em que Pinhais é referência. O município tem o maior Ideb da região metropolitana. A rede municipal de ensino conta com escolas em meio período e em tempo integral e centros municipais de educação infantil, atendendo mais de 13 mil crianças e adolescentes, desde o berçário até o 5º ano do ensino fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado para educandos com especificidades de aprendizado.

Alimentação escolar de qualidade, com produtos da agricultura familiar que integram o cardápio nas escolas. Para manter essa infraestrutura funcionando com qualidade de atendimento, os investimentos são constantes. Só de 2019 até hoje, são mais de 18 milhões de reais investidos em reformas e construções de escolas e centros infantis de educação. Em 2022, já foram mais de 90 profissionais de educação contratados, entre professores e educadores infantis, integrando a qualificada equipe de magistério da rede municipal. Os professores têm permanentes capacitações por meio de formações continuadas, parte do planejamento de excelência da Secretaria Municipal de Educação.

Segurança integrada e eficiente

A recente criação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito trouxe gestão planejada, com foco no trabalho integrado e sistematizado nas ações de segurança e trânsito dentro do município de Pinhais. Feito que se soma às ações já realizadas pela Guarda Municipal de Pinhais – criada em 2010 – uma corporação respeitada e reconhecida dentro e fora do município, que atua de forma integrada às demais forças de segurança. Somente entre 2021 e 2022, foram mais de R$ 5 milhões investidos em infraestrutura, equipamentos e capacitações, para entregar ao efetivo as melhores condições de desempenho das funções.

Esses investimentos culminaram no lançamento do Programa Pinhais Mais Segura, que engloba uma série de ações da Administração, previstas para o reforço efetivo e sistemático da segurança pública na cidade. Parte do Pinhais Mais Segura, estão as novas viaturas SUV da Guarda Municipal entregues neste mês, além dos novos armamentos, que equipam a corporação com a melhor tecnologia para atender a população.

Obras não param

Em trabalho constante, a Secretaria Municipal de Obras Públicas realiza diariamente importantes serviços, que transformam a vida na cidade. Pinhais tem cobertura de drenagem completa, o que sanou os problemas antigos de enchentes na região. O combate ao alagamento inclui a construção de calçadas permeáveis nos bairros da cidade e revisão constante nos sistemas de drenagem. A exemplo deste cuidado, está a revitalização da rua Rio Paraná no bairro Weissópolis. Com quase 2 km de extensão, a via recebeu revisão completa do sistema de drenagem para a construção da calçada em concreto poroso, ciclofaixa e estacionamento.

A duplicação da avenida Maringá avança para o seu término neste ano, entregando à população uma via muito mais segura e ágil para trafegar, não só para automóveis, como também pedestres e ciclistas, que têm mais segurança com as novas ciclofaixas. Além da pavimentação, praticamente em todas as ruas da cidade, a iluminação em LED também chega cada vez mais em quase todo o município. Nesta semana, para citar um exemplo, com a instalação das novas luzes, praticamente todo o bairro Jardim Karla está com este tipo de iluminação, mais econômica e com melhor visibilidade.

Ampla rede de Saúde

Pinhais tem uma ampla rede de atendimento de saúde, com Unidades de Saúde da Família em cada região. Nos últimos quatro anos, foram sete unidades reformadas. Este ano, será inaugurada a nova USF do bairro Atuba, conhecido popularmente como Perdizes. A população também conta com atendimento em horário estendido nas unidades dos bairros Weissópolis, Vargem Grande, Maria Antonieta e Alto Tarumã, com expediente até às 19 horas.

Com equipes capacitadas, sob orientação dinâmica e estratégica da Secretaria Municipal de Saúde, Pinhais chega hoje a 104.415 pessoas vacinadas, já com a segunda dose contra a covid-19, entre crianças de cinco anos até os mais idosos, conforme as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

Fruto do planejamento e trabalho intenso dos gestores municipais, o novo Hospital com UTI avança para a sua construção. Mais do que inaugurar a nova instalação de saúde, a Prefeitura, por meio de suas equipes de projeto e diversas organizações de pesquisa, intensifica o planejamento para que o Hospital tenha qualidade de atendimento por 35 anos. Cumprindo as ações deste projeto, será realizada na próxima segunda-feira (21) Audiência Pública para apresentação da modelagem do novo Hospital pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Preocupação com as pessoas

Uma cidade preparada para o futuro é aquela que cuida e oferece qualidade de vida para sua população. Cabe destacar as ações e projetos das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Cultura, Esporte e Lazer (Semas e Semel). A primeira presta atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio dos CRAS, CREAS, Centro de Referência Maria da Penha e Espaço de Convivência e Cidadania. Dispositivos que promovem o exercício da cidadania, por meio de equipes especializadas.

Os jovens e idosos têm à disposição o Centro da Juventude e o Centro de Convivência do Idoso, com inúmeras oficinas e atividades educativas. As atividades de lazer, oficinas esportivas e culturais, realizadas pela Semel, revelam novos talentos, promovem a saúde, proporcionam momentos de descontração e acesso ao conhecimento à arte, a centenas de pessoas, anualmente.

Com todos os serviços e predicados de cidade grande, a pequena Pinhais continua seu caminho rumo ao progresso. Para que todos, que aqui vivem e trabalham, sigam prosperando, a cidade segue preparada para o futuro.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: