Pinhais é 1º lugar do Paraná em Sustentabilidade no Prêmio Band Cidades Excelentes

8 nov, 2022

Indicado em quatro áreas, município também foi o melhor da RMC em Saúde e Bem-Estar, 2º lugar no Paraná em Eficiência Fiscal e 3º colocado no Índice Geral

O município de Pinhais foi mais uma vez destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes. A premiação da etapa estadual foi realizada na noite desta segunda-feira (7), no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Indicado em quatro pilares, Pinhais conquistou o 1º lugar em Sustentabilidade, além de ser o único município da região metropolitana entre os três primeiros colocados em Saúde e Bem-Estar.

pinhais sustentabilidade
Pinhais é 1º lugar do Paraná em Sustentabilidade no Prêmio Band Cidades Excelentes 2

Os pilares são extraídos do índice de gestão municipal IGMA do Instituto Aquila, incluindo o inédito Sustentabilidade nesta 2ª edição do Prêmio. Nesta área, Pinhais foi a grande premiada, ao superar Curitiba e Cascavel, que competem na categoria de municípios acima de 100 mil habitantes. No pilar Saúde e Bem-Estar, o município foi o melhor colocado da região metropolitana, com o 2º lugar no Paraná, assim como em Eficiência Fiscal, abaixo apenas da capital. Pinhais também garantiu o pódio no IGMA (Índice Geral Municipal Aquila), com a 3ª posição.

Para traduzir, mostrar e identificar a realidade dos municípios, utiliza-se o resultado da plataforma IGMA, presente no site. A versão 2022 da plataforma evoluiu de 41 para 62 indicadores ao todo, permitindo que a tecnologia ofereça dados mais detalhados para análises das cidades do Brasil. Segundo o Instituto Aquila, o fundamento da função gerencial da plataforma está em permitir realizar análises comparativas para direcionar e impulsionar o ciclo virtuoso de desenvolvimento humano. Para tornar possível essa comparação entre as cidades ou mesmo entre os pilares, projetou-se um único índice capaz de traduzir dados, compará-los e dispô-los em uma escala final que varia de 0 a 100.

A prefeita Rosa Maria recebeu o certificado e enalteceu a iniciativa da premiação e o trabalho realizado no município. “Quero dividir esse prêmio com toda a minha equipe, mas acima de tudo com todos os nossos servidores e servidoras, que não medem esforços para fazer de Pinhais um lugar cada vez melhor de se viver, em todas as áreas. Em nosso plano de governo, as pessoas são prioridade absoluta, é preciso trabalhar muito para cuidar das pessoas. Esse prêmio é uma ferramenta de gestão fundamental. Há sete meses no cargo de prefeita, tenho colhido frutos importantes, de uma construção coletiva dessa cidade”, declarou.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, destacou o trabalho na área ambiental. “Essa premiação é resultado de muito trabalho e compromisso com a cidade, no cuidado dos nossos rios, embelezando parques, bosques e praças, recompondo a mata ciliar, ações na gestão de resíduos, defesa animal, monitoramento constante de irregularidades ambientais, entre outros projetos de Educação Ambiental. Vale destacar a importância do apoio da Administração e a parceria das outras secretarias e entidades para alcançarmos esse resultado”, agradeceu.

Com a premiação, Pinhais está classificada para a etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, que será realizada em Brasília no final de novembro. O representante do Instituto Aquila, Guilherme Ribas, exaltou os gestores municipais. ”Para nós é uma imensa satisfação poder premiar as melhores práticas de gestão pública e poder ver que existem governantes que querem mudar a gestão pública do Brasil, e é isso que é importante para nós. Ver essa nova safra de pessoas que querem, com a gestão, melhorar a vida da população. Temos um mantra no instituto que diz: ‘a excelência vem da gestão pública’. Esse é o grande legado que nós temos que levar”, finalizou.


 

Presenças

Além da prefeita Rosa Maria, participaram do evento os secretários e secretárias municipais; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Binga, Carlinhos do Eliza, Fabrício Sousa, Fernando Santos, Jane Carteira, Joãozinho Ribeiro, Paulão e Pioco; a ex-prefeita de Pinhais, Marli Paulino; autoridades do Governo do Estado e de diversos municípios paranaenses; profissionais do Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila; demais espectadores.

Pilares com presença de Pinhais

IGMA (Índice Geral Municipal Aquila)

1º Curitiba

2º Cascavel

3º Pinhais

EFICIÊNCIA FISCAL

1º Curitiba

2º Pinhais

3º Toledo
 

SUSTENTABILIDADE

1º Pinhais

2º Curitiba

3º Cascavel

SAÚDE E BEM ESTAR

1º Cascavel

2º Pinhais

3º Maringá

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.