Pinhais é 1º lugar no estado e 15º do país em ranking do Programa Previne Brasil

27 out, 2022

Trabalho adotado na Atenção Primária pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é destaque nos índices do Ministério da Saúde

agente de saude
Pinhais é 1º lugar no estado e 15º do país em ranking do Programa Previne Brasil 2

O município de Pinhais está em 1º lugar no Paraná e em 15º no Brasil, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, no ranking do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde. A boa colocação é resultado do trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF) adotado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na Atenção Primária em Saúde (APS). Na prática, o município receberá um maior repasse financeiro federal por ter atingido altos índices nos critérios estabelecidos pelo programa.

A ESF tem como uma de suas competências estabelecer vínculos com as famílias assistidas, principalmente as que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. A Previne Brasil é uma nova Política de Financiamento instituída pelo Ministério da Saúde (MS) na área de APS. O repasse financeiro federal se dá a partir da avaliação de três componentes: a captação ponderada; o pagamento por desempenho e a adesão a ações e estratégias de programas do MS.

Para buscar o alcance das metas dos sete indicadores pactuados do Previne Brasil, a gestão do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Pinhais, em conjunto com as Equipes de Saúde da Família, qualificou o acesso das pessoas ao SUS e organizou os processo de trabalho, o que resultou em uma nota excelente de 8,25 – ou seja, 82,49% no Indicador Sintético Final (ISF). O ISF tem o valor de 0 a 10 pontos para o recebimento do incentivo financeiro.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.