Pinhais é o primeiro município do Paraná a utilizar câmeras em viaturas e guardas

18 maio, 2022

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) fez a entrega de câmeras corporais e veiculares para a Guarda Municipal de Pinhais (GM), na manhã desta terça-feira (17), na sede da corporação.

O ato de entrega dos equipamentos teve a presença da prefeita Rosa Maria, do secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, do superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Dorival Selbach Júnior e de guardas municipais.

A Secretaria de Segurança e Trânsito investiu em dois tipos de câmeras de segurança. As corporais que ficam acopladas no uniforme dos guardas municipais e registram imagens e gravam o áudio durante as ocorrências, e as veiculares, sendo que uma mostra a visão exterior da viatura, e outra, o interior do veículo. As imagens das veiculares são transmitidas em tempo real e visualizadas pela Central de Monitoramento da GMP que pode acompanhar as ocorrências.

O superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Júnior, destacou que o equipamento ajudará as equipes que estão nas ruas e contribuirá para um melhor atendimento à comunidade.

“ Este investimento traz segurança para as equipes que estão na rua e será integrado à Central de Monitoramento. Naquelas situações que viaturas são despachadas, conseguiremos fazer o monitoramento do veículo no original, zilches envolvidos, o número de pessoas e qual o risco da ocorrência, além da segurança para quem está sendo atendido, pois teremos a situação toda registrada e gravada. Tudo isso ajudará na busca de um melhor atendimento à população”,

explicou Selbach.

As câmeras de segurança disponibilizadas para a GM representam uma ação pioneira e um importante investimento do município para o programa Pinhais Mais Segura, diz o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes.

“ Em termos de Estado do Paraná, estamos sendo pioneiros. A Prefeitura investe em tecnologia por meio do projeto Muralha Digital, no programa Pinhais Mais Segura. E dentro da nossa perspectiva de transparência da gestão, desde 2009, estamos mostrando transparência da atuação da Guarda Externa e que todas as ações da GM estão pautadas na legalidade. Com isso, demonstramos à nossa população que a Guarda Municipal de Pinhais trabalha para servir de forma clara, trabalhando no aperfeiçoamento e aprimoramento da segurança pública”,

disse o secretário

A prefeita Rosa Maria enfatizou que o investimento em câmeras é um ato pioneiro do município que dará maior transparência às ações dos guardas, além de ser mais um compromisso do plano de governo da administração. “ Este é um investimento extremamente importante que faz parte do nosso plano de governo.

A segurança pública sempre foi uma área levada a sério em nossa gestão, desde 2009. E hoje, com mais esta ação, é preciso frisar que a Guarda Municipal é pioneira no Estado, com as câmeras corporais e veiculares. Essa é uma medida que trará mais segurança e qualidade, além de muita transparência no trabalho realizado pelos nossos guardas municipais. Este é mais um ato importantíssimo do nosso plano de governo, contribuindo para Pinhais ser uma cidade mais segura e atender cada vez melhor nossa população”, disse a prefeita.

Gostaram da novidade?

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: