Com a certificação, as equipes da Vigilância Sanitária de Pinhais terão maior autonomia e prestarão um atendimento mais ágil para as empresas. Para celebrar a certificação, servidores e gestores estiveram reunidos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) delegou à Vigilância Sanitária de Pinhais (Visa) a competência do controle sanitário do cumprimento das Boas Práticas por Fabricantes de Produtos para a Saúde de Classe de Risco III e IV. Apenas Pinhais e Curitiba estão entre os contemplados com a homologação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) no Paraná.
Com a homologação, a Visa tem a competência para realizar ações de controle sanitário nas empresas fabricantes dessa classe de produtos, como componentes e implantes odontológicos; dispositivos médicos implantáveis sob medida; fabricantes de produtos para diagnóstico de uso in vitro; compressor cardíaco; ácido hialurônico injetável, dentre outros.
Para verificar o cumprimento destes requisitos, os municípios são auditados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que além da análise documental, realiza uma inspeção observada juntamente com os fiscais do município. Dos critérios auditados, a Vigilância Sanitária de Pinhais atendeu a 100% dos críticos; 100% dos muito importantes e 100 % dos importantes descritos na Instrução Normativa 32/2019.
Segundo a Visa, o atendimento de 100% dos critérios da qualidade propostos pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e o recebimento da delegação de competência, é a comprovação de que o trabalho intenso realizado para a implantação do SGQ, vale a pena, deve ser continuado constantemente e aperfeiçoado. Entre os benefícios apontados estão a questão das equipes terem maior autonomia e a prestação de um atendimento mais ágil.
Para celebrar a certificação, na última terça-feira (6), no auditório da Secretaria de Saúde (Semsa), servidores e gestores da Vigilância Sanitária estiveram reunidos com a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vanessa Loyola Fontoura. O encontro foi um momento para abordar sobre a certificação, agradecer a todos pelo trabalho e empenho neste processo.
0 comentários