Pinhais inaugura Centro de Castração para avançar na política pública da causa animal

28 mar, 2022

Os veterinários da Divisão de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, executarão os procedimentos cirúrgicos para otimizar o programa de controle populacional de cães e gatos

Como parte das comemorações do aniversário de 30 anos de Pinhais, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), inaugurou no último final de semana, o Centro Municipal de Castração.

O novo equipamento da Semma tem aproximadamente 300 m² e foi construído com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, sendo um investimento de mais de R$ 800 mil reais.

Os trabalhos serão coordenados pelos veterinários da Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEA) que executarão os procedimentos cirúrgicos para otimizar o programa de controle populacional de cães e gatos que é regulamentado pelo decreto nº 924/2021, e oferece a castração gratuita para aqueles animais que se enquadram em determinados critérios. Além de possuir um espaço próprio para os procedimentos cirúrgicos, o município reduzirá os custos dos procedimentos que antes eram realizados em clínicas credenciadas e nos Mutirões de Castração de Animais.

A inauguração do Centro Municipal de Castração aconteceu na manhã de sábado (26). Estiveram presentes a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, o deputado federal Luizão Goulart, a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, os secretários de Governo, Ricardo Pinheiro; Finanças, José Luis Xavier Pedroza; Educação, Andrea Franceschini; Desenvolvimento Econômico, José Martins; Urbanismo, Emerson Santana Bento, Saúde, Adriane Jorge; o presidente da Câmara de Pinhais, o vereador Marcinho, os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Fabrício Souza, Filho, Jane Carteira, Tomé, além de servidores da Semma, protetores de animais e comunidade.

A prefeita Marli Paulino enfatizou a importância deste projeto e lembrou as ações promovidas no município em prol da causa animal. “O Centro de Castração é uma grande realização. Em 2009, quando assumimos, definimos que teríamos cuidado com os animais. Este é um momento especial. Já fazemos um forte trabalho na questão dos Mutirões de Castração e das Feiras de Adoção, agora com o Centro de Castração tenho certeza que poderemos cuidar ainda melhor dos nossos animais, pois também temos a Unidade Móvel, e o principal, uma equipe de servidores, que é competente e tem amor e carinho pelo que faz. Nós da gestão damos a direção, o caminho, mas são os servidores que fazem tudo acontecer. Contem sempre com a Prefeitura, afinal, trabalhamos para construir a Pinhais do futuro”, frisou a prefeita.

A inauguração recebeu a presença de protetoras de animais que elogiaram o novo equipamento e o trabalho desenvolvido pelo município. A protetora Adri Xica parabenizou a estrutura do Centro de Castração, as ações promovidas e o trabalho da equipe de Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEA). “O Centro de Castração é um sonho de qualquer protetor e daqueles que gostam de animais. É um orgulho ver que Pinhais tem um equipamento deste. Isso vai mudar a realidade da causa animal. Como o município já tem há algum tempo um belo trabalho e vendo este Centro, sem dúvida irá aumentar o número de castrações e somar expressivamente na questão da causa animal. A estrutura é de primeiro mundo, os equipamentos e a organização estão de parabéns. Acredito que será uma referência não apenas no estado, mas no Brasil”, disse a protetora.

A secretária de Meio Ambiente afirmou que o Centro de Castração era um sonho que se tornou realidade e que parcerias serão concretizadas em prol da causa animal. “Este era um sonho que foi planejado, passo a passo e com responsabilidade. Agradeço as parcerias que ao longo do tempo fomos construindo com os protetores. Iremos trabalhar em conjunto porque as conquistas alcançaremos juntos. Seja um protetor ou uma ONG, venham junto com a gente, pois temos um projeto para executar. Pensamos em promover uma estimativa para saber a quantidade de cães e gatos da cidade, para termos um norte, direcionando nossas ações. Nos últimos anos já castramos mais de nove mil animais e o Centro de Castração de Pinhais vem para ampliar este número. Este é um espaço que promoverá muitas ações de castração e novas parcerias para ampliar o programa. Temos muito trabalho pela frente porque o que nós queremos é que todos os animais tenham seus direitos respeitados”, afirmou a secretária.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: