Pinhais inicia campanha vacinação contra a Covid-19

20 jan, 2021

Esperança. Esta é a palavra que define esta quarta-feira, 20 de janeiro, dia em que começou a vacinação contra a Covid-19 em Pinhais. A primeira pessoa imunizada no município foi a técnica de enfermagem Glair Portela Sadoski, 58, que atua na Unidade de Saúde Tarumã. Ela que trabalha há 27 anos no município se disse esperançosa. “Todo esse tempo atuando na tenda Covid, a gente fica muito angustiada, pensando na chegada da vacina e agora isso já é uma realidade”, contou emocionada.

O Governo do Estado entregou 1.222 doses da vacina, fornecidas pelo Ministério da Saúde para começar a vacinação do município. De acordo com a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, esse é um momento muito esperado. “Este dia finalmente chegou. Depois de tantas situações complicadas pelas quais todos nós passamos diante da pandemia, agora podemos ter esperança em superar este momento crítico no mundo”, ressalta.

O ato simbólico foi realizado no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann no qual foram vacinados ao todo seis profissionais. Além da técnica de enfermagem Glair, foram imunizados, pelas mãos da servidora Susanmeire Ito dos Santos, a médica da família da USF Jardim Amélia, Renate Von Linsingen; o farmacêutico da USF Jardim Karla, Israel de Campos; a enfermeira do SAMU, Gabriela Felix Pedreira; o médico da UPA, Anthony Augusto Carmona.

A prefeita Marli Paulino, esteve presente e enalteceu a importância deste momento histórico no município. “Estamos todos muito emocionados. Não há palavras para descrever o que este dia representa. Este é um grande passo para vencermos esta pandemia”, afirma. Também acompanhou o ato, visivelmente emocionada, a vice-prefeita, Rosa Maria de Jesus Colombo.

A partir de agora a vacinação ocorre seguindo o Protocolo Estadual de Operacionalização da Covid-19. Nesta primeira fase, os grupos prioritários são profissionais de saúde e idosos em Instituições de Longa Permanência, que serão imunizados em seus postos de trabalho ou no caso dos idosos nos locais em que estão institucionalizados.

Na sequência, ainda no grupo 1, com o recebimento das próximas doses, serão imunizados os profissionais de saúde e idosos com 75 anos ou mais.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais
%d blogueiros gostam disto: