Pinhais já aplicou 60% das doses de vacina contra a Covid-19 que recebeu do Ministério da Saúde

29 jan, 2021

Números são superiores à média estadual que é de 45%

Na quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde de Pinhais começou a vacinação contra a Covid-19 com as 1.222 doses recebidas do Ministério da Saúde do imunizante CoronaVac/Instituto Butantan. Desse primeiro lote, 96% já foram aplicados em profissionais de saúde e pessoas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). 

No último domingo (24), Pinhais recebeu mais 770 doses desenvolvidas pela Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. No total, 1.992 doses da vacina contra a Covid-19 foram destinadas para a cidade. Até quarta-feira (27), 1.174 pessoas já tinham sido imunizadas, com um total de 58,9% de vacinas utilizadas. 

De acordo com o balanço divulgado no início da tarde desta quarta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Saúde, no Paraná a média é de 45,5% das vacinas utilizadas, Pinhais está bem à frente dessa média estadual. “Isso é reflexo das nossas equipes que estão empenhadas em imunizar o mais rápido possível a nossa população”, destaca a prefeita Marli Paulino.

Ainda, de acordo com a gestora municipal, Pinhais está cumprindo as determinações do Plano Estadual de Vacinação, o qual prioriza grupos de vacinação. “Caso dependesse somente de nós, com certeza já teríamos adquirido novas doses. Mas, assim como em todas as cidades e estados brasileiros, a distribuição é realizada pelo Ministério da Saúde”.

Marli comemora a chegada das vacinas em Pinhais, mas lembra que a pandemia ainda persiste. “Teremos que ter paciência e permanecer com os cuidados de prevenção. A esperança se renovou com a chegada da vacina, mas, infelizmente, ainda levará muito tempo para chegar ao maior número de pessoas”.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) explica que iniciará nesta quinta-feira (28) a utilização da vacina Oxford, o agendamento dos profissionais de clínicas e farmácias, bem como os demais profissionais incluídos no grupo 9 da fase 1 do Plano Estadual de Saúde. A expectativa é nos próximos dias receber a terceira remessa de vacina e poder aumentar o número de vacinados em Pinhais.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais

Pin It on Pinterest

Compartilhe

Compartilhe esse post com os amigos

%d blogueiros gostam disto: