“Meu cachorro eu cuido”, esse foi o mote do concurso “Veterinário Mirim”, deste ano. Com uma das maiores adesões desde sua primeira edição em 2006, ao todo 97 alunos da rede municipal de ensino de Pinhais, receberam seus certificados na última semana de novembro. Os ganhadores, em visita ao Centro de Zoonoses, tiveram a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos realizados pelo órgão.

O concurso foi realizado por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde e a Universidade Federal do Paraná, onde o foco principal é estimular o processo reflexivo das crianças, em relação aos cuidados e responsabilidades com os animais domésticos. A iniciativa conquistou recentemente, a classificação de ‘programa de vanguarda’ na última edição da revista quadrimestral do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Os ganhadores desenvolveram trabalhos divididos entre as categorias desenho, conto de aventura, frase e poema, sobre guarda responsável. As professoras, de cada unidade de ensino, receberam materiais de orientações sobre o tema e o abordaram em sala de aula, para além de incentivar a participação dos alunos no projeto, ressaltarem a importância do cuidado com os animais. “A participação das educadoras, foi imprescindível para o sucesso da iniciativa”, destacou a veterinária e gerente da Vigilância Ambiental de Pinhais, Cristiane da Conceição de Barros.

Na visita ao Centro de Zoonoses de Pinhais, as crianças puderam acompanhar de perto o trabalho realizado no local. Ao assistirem as explicações do que eram animais peçonhentos e os perigos que podem representar, ficaram todos de olhos bem abertos. A cada imagem, fosse de uma cobra, um escorpião ou aranha, a reação era a mesma, de espanto. Mas todos mostraram que aprenderam a lição. Como o pequenino sentado bem à frente, quando disse: “não pode chegar perto e muito menos colocar a mão”.

 

Os alunos, divididos em três grupos devido ao número de participantes, também tiveram a oportunidade de acompanhar vacinações, além de receberem a visita do mascote do projeto, o cachorrão Godofredo. E para finalizar com chave de ouro, cada um recebeu seu certificado, deixando visível o sentimento de orgulho e de missão cumprida.

De acordo com Cristiane da Conceição de Barros, além dos demais assuntos abordados, uma das principais intenções, é de sensibilizá-los em relação à guarda responsável. “Atualmente, a população já está mais consciente que a responsabilidade é conjunta, da sociedade e do poder público, para que a conscientização o cuidado com os bichinhos domésticos seja cada vez mais efetivo”, finalizou.

fonte:  http://www.pinhais.pr.gov.br

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

%d blogueiros gostam disto: