Pinhais suspende coleta de resíduos recicláveis

24 mar, 2020

O resíduo reciclável será coletado juntamente com resíduos orgânicos e encaminhados para o Aterro Sanitário como medida emergencial

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e como medida temporária de prevenção ao contágio do novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Meio Ambiente suspendeu por tempo indeterminado a coleta de resíduos recicláveis.

Os resíduos recicláveis deverão ser disponibilizados juntamente com os da coleta de resíduos orgânicos domiciliares e encaminhados para o Aterro Sanitário como medida emergencial.

Tal medida se deve ao fato de que os resíduos recicláveis são suscetíveis à contaminação e a triagem é realizada por pessoas em situação de vulnerabilidade social que não devem estar aglomeradas ou expostas aos riscos da contaminação.

Orientações para a disponibilização do lixo

  • Em casos de pacientes com confirmação de Coronavírus, os resíduos produzidos por quem está em isolamento no domicílio e por quem lhe prestar assistência devem ser:
  • Separados, colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis;
  • Fechados com lacre ou nó quando o saco tiver até ⅔ (dois terços) de sua capacidade;
  • Introduzido o saco em outro saco limpo, resistente e descartáveis de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos;
  • Fechado e identificado, de modo a não causar problemas para os coletores de resíduos ou para o meio ambiente;
  • Encaminhado normalmente para a coleta de resíduos urbanos;
  • Se o paciente estiver em condomínio, necessário informar ao síndico ou responsável pelas medidas de segurança e higiene do coletor ou funcionário destinado à função.

Serviço

Dúvidas a respeito da coleta podem ser esclarecidas pelo telefone: 3912-5237 ou 3912-5694

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.