Pinhais tem ambiente propício para gerar negócios e atrair investimentos

A instalação de novos empreendimentos reforça a importância do município no cenário econômico

Escrito por maispinhais

quinta-feira 21/03/19

Pinhais recebeu nos últimos meses a vinda de mais três das principais redes de supermercados do estado. A instalação dos novos empreendimentos reforça a importância do município no cenário econômico, pois além de oferecer um ambiente propício, realiza parcerias e dá apoio, oferecendo condições de gerar bons negócios e atrair investimentos.

O Festval inaugurou sua loja em Pinhais, a primeira na Região Metropolitana de Curitiba, em novembro de 2018. A nova unidade fica na Estrada da Graciosa, no bairro Alphaville.

Já o Jacomar inaugurou no dia 20 de março, no dia do aniversário da cidade, a sua 13ª loja, no bairro Weissópolis. O empreendimento teve investimento de mais de 12 milhões em uma área construída de 4 mil metros.

A terceira rede de supermercados que vai investir no município é o Muffato. O grupo adquiriu um terreno na esquina da Av. Ayrton Senna com a Rua Vinte e Quatro de Maio, próximo ao Centro de Empreendedorismo e Artesanato (Ceart).

A vinda destes investidores se deve ao bom cenário econômico explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Otto Huren. Ele ressalta que a administração trabalha visando o crescimento e o desenvolvimento econômico para atrair novas empresas e dar apoio para aquelas já instaladas. Otto comenta que o empresário que pretende investir analisa várias condições, um ambiente de negócios, como ele diz, para crescer e investir. “Atualmente, o nosso ambiente de negócios é excelente. Porque temos em Pinhais, infraestrutura. Por exemplo, 100% das ruas são pavimentadas. Além disso, estamos em uma localização estratégica, com fácil acesso ao aeroporto, porto, principais rodovias e próximo da capital” disse.

O secretário acrescenta que além de tudo isto, o investidor leva em conta o que a cidade também tem a oferecer, dando um exemplo, o da área da educação. “Hoje Pinhais tem a opção de um colégio Internacional e várias outras escolas de qualidade. O empresário pensa no seu filho, onde vai matriculá-lo. E também, no filho do funcionário. Isto sem contar na questão da capacitação. Por isto, temos a parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Senai para a qualificação da mão de obra” disse o secretário. Ele revela que este é um ponto bastante importante, pois a falta de mão de obra qualificada, dificulta a vinda de investimentos.

Inaugurado há pouco mais de quatro meses, o Festval Pinhais tem obtido resultados positivos. Segundo o Gerente de Marketing , Fabiano Szpyra, há algum tempo o grupo já tinha a intenção de investir em Pinhais e o local estava situado em um região interessante, as condições foram propícias, e além do retorno esperado, o apoio recebido foi de suma importância. “Nós tivemos uma grata surpresa com relação a todo o apoio que tivemos do município de Pinhais. Tanto por parte dos órgãos competentes, envolvidos para a abertura da nova unidade, quanto da comunidade que faz suas compras em nossa loja. Conseguimos abrir a unidade em um prazo muito menor. Foi uma parceria muito bem feita com a Prefeitura Municipal” afirmou o gerente.

Seguindo seu plano de expansão, o Jacomar abriu a 13ª loja da rede, a primeira em Pinhais, no bairro Jardim Weissópolis. O Diretor Administrativo do supermercado Marco Antônio Conte diz que o grupo via o potencial da cidade, a boa administração e a visão em prol da indústria e do comércio. Conte fala que o investimento foi uma boa oportunidade e que o trabalho em conjunto para a contratação dos colaboradores foi um grande apoio recebido. “Nós abrimos 120 vagas que foram preenchidas com extrema agilidade pela Agência do Trabalhador de Pinhais. Desde o início do processo nos auxiliaram, oferendo um local para a seleção e contratação das pessoas. Essa agilidade e todo esse apoio foram extremamente importantes, pois dentro do prazo que estipulamos, conseguimos contratar para todas as vagas” explicou.

O Diretor Marco Antônio ressaltou que a abertura da loja no Weissópolis foi realizada em um prazo rápido. O atendimento e a agilidade da documentação fez com que o Jacomar pudesse abrir a unidade, fator que é diferencial e abre possibilidade para outros investimentos no município. “O grupo tem três empreendimentos sendo realizados simultaneamente. Mas o de Pinhais foi o primeiro a ser concretizado. O apoio que recebemos na cidade a credencia para uma nova oportunidade. Temos um plano de expansão e até já identificamos outras áreas que permitem outras lojas nas regiões que tem o perfil do nosso público” destacou.

A vinda de novas empresas no município gera bons retornos, logo a importância de firmar parcerias. O Secretário Otto orienta que o empresário que deseja investir procure a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde será atendido, apresentado o município, irão conhecer as necessidades do investidor, além discutir e propor parcerias.

O trabalho realizado em Pinhais visa gerar benefícios para todas as partes envolvidas: empresa que investe, cidade que cresce e, por consequência, melhorar a vida dos cidadãos. “A instalação de uma empresa proporciona diversos benefícios. A cidade aumenta sua arrecadação, temos a geração de empregos, capacitação da mão de obra, inovação, e novos serviços e produtos para os munícipes. O investimento proporciona crescimento e desenvolvimento local, possibilitando ao poder público melhores condições de aplicar os recursos em infraestrutura, educação, saúde, segurança e melhorar a qualidade de vida da população” ressaltou.

Serviço

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fica na rua Dezenove de Novembro,  175, Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone é o (41) 3912-5645 e o e-mail: economico@pinhais.pr.gov.br.

Ultimas notícias

Abertas as inscrições para o Festival de Teatro de Pinhais

Neste ano, o Festival chega a sua 14ª edição e as apresentações ocorrerão entre os dias 11 e 25 de outubro Estão abertas as inscrições para o Festival de Teatro de Pinhais. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) e neste ano...

siga o mais pinhais