No Brasil, existem cerca de 50 mil espécies de plantas que podem ter ao mais variados usos, entre eles, uso medicinal. É a maior biodiversidade do mundo, embora muitas ainda precisem ser estudadas e pesquisadas melhor, para garantir seu uso de forma segura pela população.

Planta medicinal é toda espécie vegetal cultivada ou não, utilizada com propósitos terapêuticos. Chama-se planta fresca aquela coletada no momento do uso e planta seca a que foi precedida de secagem.

Com grande número de pessoas vivendo em áreas urbanas, perdeu-se o hábito de cultivar plantas medicinais em casa, mas seu uso ainda é comum por grande parte da população.

Algumas plantas, mais conhecidas, como camomila, erva cidreira, erva doce, hortelã, capim limão, boldo, guaco, alecrim, arruda, quebra-pedra , são de fácil cultivo e podem ser cultivada em espaços pequenos e até em vasos e são ótimos para serem tomados em forma de chás. Mas assim como todo medicamento, o seu uso deve ser cauteloso, não exagerando as doses ou a quantidade de planta no preparo dos chás para evitar intoxicação.

Para dirimir duvidas, deve-se conversar com pessoas que já fazem uso das plantas e consultar livros e sites especializados que trazem fotos, nomes e principais caraterísticas das plantas medicinais.

Pode-se organizar também uma “horta medicinal” com identificação de cada planta e que estarão a disposição quando precisar delas para elaborar um preparado, como chá, tempero, sucos e até banhos aromáticos e medicinais.

XAROPE DE GUACO  – para rouquidão, tosse e gripe

Ingredientes

12 a 15 folhas de guaco
8 xícaras de água
2 cascas de limão
2 pedaços pequenos de canela em pau
10 cravos
2 ramos de hortelã
1 pitada de nós moscada
2 folhas de louro
6 colheres (sopa)de açúcar
2 colheres (sopa) de mel
Suco de meio limão

Modo de fazer

Coloque numa panela a água, o guaco, as cascas de limão, a canela, os cravos, a hortelã, a noz- moscada e as folhas de louro. Ferva até reduzir o líquido pela metade. Junte então o açúcar, o mel e o suco do limão. Ferva mais alguns minutos. Guarde em um pode de vidro na geladeira. Aqueça-o sempre antes de tomar.

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

%d blogueiros gostam disto: