Prefeitura alerta sobre sintomas do Coronavírus

29 jan, 2020

Se você viajou para o local de transmissão ou teve contato com pessoas que estiveram na China e apresentar os sintomas, procure uma unidade de saúde

As recentes notícias sobre casos de Coronavírus (2019–nCov) registrados na China tem colocado o mundo em alerta. Entretanto, a Secretaria de Saúde de Pinhais ressalta que é necessário ter prudência para não criar pânico, mas estar atento aos sinais, especialmente as pessoas que estiveram nos locais de transmissão 14 dias antes dos sintomas da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

As investigações sobre transmissão ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato está ocorrendo. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar. Logo, a detecção é feita ao surgirem estes sinais e quando há histórico de viagem ao local de transmissão (Wuhan-China) 14 dias antes do início dos sintomas, ainda se houver contato com caso suspeito para 2019–nCov ou confirmado por laboratório.         

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais

Pin It on Pinterest

Compartilhe

Compartilhe esse post com os amigos