Prefeitura de Pinhais adere à campanha internacional “8 dias de ação para vacinação”

25 out, 2022

A ação realizada pelos países e territórios da Região das Américas busca reforçar a importância da imunização como um bem público para a saúde universal

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aderiu à campanha da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) “8 dias de ação para vacinação”, que ocorre de 24 a 31 de outubro. No município, a Semsa reforça o convite às famílias assumirem o compromisso de manter todas as vacinas de rotina em dia. 

A secretária de Saúde, Adriane Carvalho, ressalta que em Pinhais as salas de vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde. “Em nosso município temos o atendimento em todas as 11 unidades, sendo 5 em horário estendido, também realizamos campanhas aos sábados, entre outras ações, sempre com o intuito de estimular e manter em dia a vacinação de todas as pessoas. A máxima continua: a vacina salva vidas!”, declara a secretária. 

Dados da Semsa mostram que a vacinação contra a poliomielite chegou a 80%, mas ainda está abaixo do esperado, e por isso é essencial que as famílias levem crianças de 1 a menores de 5 anos para receber o imunizante. Já a vacinação Covid-19 precisa avançar especialmente no público infantil. Para se ter uma ideia, na faixa de 3 a 4 anos a cobertura com a 1ª dose está em pouco mais de 30%. “Nosso chamado é para toda a população, mas neste momento pedimos uma atenção especial a essas vacinas em crianças, contra a polio e covid-19”, reforça a secretária. 

Segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) a campanha está sendo realizada “pelos países e territórios da Região das Américas buscando revitalizar a importância da imunização como um bem público para a saúde universal, alcançar os objetivos estabelecidos para a prevenção de doenças preveníveis por vacinas e acesso à vacinação para todas as pessoas, a fim de preservar a saúde das crianças, adolescentes, adultos e sociedades em todos os lugares”. 

Serviço

Campanha “8 dias de ação para vacinação”

Atendimento nas salas de vacina em Pinhais

Segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h30

Unidades com horário estendido, das 8h às 18h30 – USFs Ana Nery, Maria Antonieta, Vargem Grande, Perdizes e Weissópolis, este com atendimento temporário na Unidade de Saúde da Mulher. 

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.