Prefeitura de Pinhais alerta para a importância da 2ª dose da vacina contra a Covid-19

28 jul, 2021

Mesmo fora da data prevista, é fundamental procurar completar a imunização o quanto antes

Enquanto a vacinação por públicos e idades avança e é comemorada por muitos, há pessoas que não comparecem para a aplicação da segunda dose. Diante disso, a Prefeitura de Pinhais alerta a população para que seja respeitada a aplicação do imunizante contra a Covid-19 dentro dos prazos estabelecidos. 

De acordo com a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Jorge Carvalho, somente com a segunda dose será garantida a eficácia da vacina. “A maioria dos imunizantes utilizados no Brasil necessita de duas aplicações para que o esquema vacinal esteja completo. Além de aumentar a proteção, a segunda dose prolonga essa cobertura e isso é comprovado cientificamente”, salienta.

Segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), cada imunizante dispõe de diferentes intervalos entre uma dose e outra e são indicados pelos fabricantes. “Quem recebeu a CoronaVac, deve receber a segunda dose entre 14 e 28 dias. Pessoas que foram imunizadas com a AstraZeneca ou Pfizer devem tomar a segunda dose após três meses. A única exceção é a Janssen que é aplicada em dose única”, explica.

Para quem perdeu o prazo para a segunda dose, ainda é possível receber o reforço. “Mesmo fora da data prevista, é fundamental que a pessoa procure completar a imunização o quanto antes. Quanto mais demorar, a proteção pode estar fragilizada. Portanto, é muito importante se imunizar por completo”, expõe Adriane.

Até o momento, estudos apontam que com apenas uma dose há maior risco de contaminação. “Não estar imunizado de forma adequada pode deixar a pessoa mais vulnerável. Precisamos garantir que mais pessoas estejam vacinadas com as duas doses para que consigamos diminuir a circulação do vírus. Desta forma, conseguiremos enfraquecer também estas novas variantes que acabam surgindo”, comenta.

“A vacinação será realmente efetiva se boa parte da população estiver vacinada. Salientamos que a vacina não protege só quem a recebe, mas sim a comunidade como um todo. E mesmo assim, não podemos deixar de lado os cuidados básicos como a higienização das mãos, o distanciamento e o uso de máscaras”, esclarece a secretária.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais

Pin It on Pinterest

Compartilhe

Compartilhe esse post com os amigos

%d blogueiros gostam disto: