Prefeitura de Pinhais oferece Auxílio Funeral às pessoas em situação de vulnerabilidade social

12 maio, 2022

Secretaria Municipal de Assistência Social realizou 64 atendimentos em 2022, incluindo diferentes serviços funerários

img E14CA373774AB312FF2E8199E8D93B5BAD395192
Prefeitura de Pinhais oferece Auxílio Funeral às pessoas em situação de vulnerabilidade social 2

O Auxílio Funeral é um dos Benefícios Eventuais previstos pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e oferecido pelos municípios aos usuários da Política de Assistência Social que não têm condições de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações adversas. O benefício atende as necessidades urgentes da família após a morte de um de seus provedores ou membros. Seguindo estes preceitos, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social, oferece o Auxílio Funeral gratuito, tendo já realizado 383 atendimentos relacionados ao serviço, desde 2021 até o último dia 9 de maio.

Em Pinhais, o serviço disponibiliza uma urna mortuária para adultos e adolescentes, para natimortos e infantil, há alteração de cor fosca e branca. Em Pinhais, desde 2021, foram realizados 194 atendimentos deste serviço a adultos, até o dia 9 de maio deste ano.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Complexo Cerimonial de Pinhais – Cemitério e Cremação, são disponibilizados também o Auxílio Jazigo, com local temporário para sepultamento – sendo de dois anos para criança e três anos para adulto –, e o Auxílio Cremação, com urna na qual são acondicionadas as cinzas do ente falecido. De 2021 até o último dia 9, foram atendidas 116 solicitações para Auxílio Jazigo a adultos e 53 atendimentos de Auxílio Cremação para adultos, no mesmo período.

Os beneficiários devem atender aos critérios socioeconômicos de inclusão nas políticas assistenciais. Documentos necessários: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, comprovante de renda de todos que moram na residência, certidão de nascimento dos menores de 18 anos e certidão de óbito do ente falecido. A documentação deve ser das pessoas que conviviam com o beneficiário. A renda familiar deve ser igual ou inferior a meio salário mínimo. A família deve apresentar a documentação no Cras para avaliação socioeconômica com o Serviço Social.

Para óbitos ocorridos no período das 17h até às 8h, feriados e finais de semana, a família poderá entrar em contato com o Plantão Funerário pelo telefone (41) 9206-3669.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.