O Parque das Águas será oficialmente inaugurado pela prefeita Marli Paulino no próximo sábado (24)

O novo Parque das Águas de Pinhais está prestes a ser inaugurado. A nova área de lazer do município já firma-se como um dos maiores e mais belos parques da região. Referência também quando o assunto é diversidade ambiental, é um espaço marcado pela preservação onde fauna e flora se unem para presentear os visitantes com uma natureza exuberante.

Quem for até o local encontrará uma grande estrutura, resultado de um intenso trabalho realizado pelos colaboradores de diversas Secretarias Municipais, especialmente das Secretarias de Obras Públicas e de Meio Ambiente. O Parque conta com pistas de caminhada e ciclovias; sanitários; pontes, bancos, pergolados e portal em madeira; mirante; praças temáticas; bicicletário; academia ao ar livre; parquinho. Terá praça de alimentação externa, onde ficarão os food trucks, e ambulantes na área interna. Além do estacionamento interno, o Parque das Águas também contará com uma área alternativa para parada de veículos ao lado da praça de alimentação.

A iluminação do Parque também foi pensada de maneira sustentável. Foram dispostos 400 postes de LED Solar, que são uma boa alternativa com relação ao custo benefício, pois funcionam de forma autônoma e são alimentados pela energia fornecida pelo sol. Além de reduzir os custos com energia, também tem alta capacidade de iluminação e por conta da durabilidade do material há também economia na manutenção.

Fauna e Flora

Com uma rica diversidade ambiental, no Parque das Águas é possível encontrar algumas espécies de árvores, sendo as nativas: Araucária (Pinheiro-do-paraná); Açoita-cavalo; Aroeira-vermelha; Ipê-roxo; Ipê-amarelo; Juvevê; Vacum; Carobinha; Canela; Cedrinho Bravo; Dedaleiro; Pessegueiro-bravo; Guabiroba; Jabuticaba; Ingá; Araçá; Cereja-do-mato; Pitanga; Paineira; Palmeira Jerivá; Pata-de-vaca; Cássia; Quaresmeira. Árvores exóticas: Eucalipto; Pinheiro-chinês; Eucalipto; Ponkan; Laranja; Limão; Ameixa-amarela; Acerola; Abacate.

A fauna também é rica e podem ser citadas as espécies de peixes: Bagre; Traíra; Lambari; Tilápia; Carpa; Morenita; além de outros animais como: Biguá; Gavião Carcará; Capivara; Garça; Sabiá; Andorinha; Tesourinha; Pato D’água; Mussum; Quero-Quero; Lontra; Lagarto Teiú; Esquilo Serelépe; Marreco Selvagem; Saracura; Bem-Te-Vi; Sanhaçú; Anú Branco; Anú Preto; Tisiu; Tico-Tico; Beija-Flor; Tatu; Gambá.

Acesso

Devido ao amplo espaço que possuirá, a expectativa é de que o Parque receba grande circulação de pessoas, entre visitantes locais e também de outros municípios. A rotatória instalada na entrada da Estrada Ecológica facilitará o acesso ao Parque e às áreas próximas, facilitando o trânsito no local. Outro ponto positivo é que o acesso ao Parque das Águas será facilitado com as obras de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel, conduzidas pelo Governo do Estado.

Ônibus que param no Parque das Águas de Pinhais:

  • Linha Parque das Águas – Saída do Terminal de Pinhais
  • Linha Planta Karla – Trajeto Capoeira Grande – Saída do Terminal de Pinhais para Planta Karla (Conferir horários)
  • Linha Curitiba/Piraquara – Saída do Terminal de Piraquara e da Praça Santos Andrade
  • Linha Guarituba – Saída do Terminal de Pinhais e do Bairro Guarituba de Piraquara
  • Linha Vila Macedo – Saída do Terminal de Pinhais e da Vila Macedo de Piraquara
  • Linha Jd. Santa Mônica – Saída do Terminal de Pinhais e do Jardim Santa Mônica em Piraquara.
  • Linha Jd. Bela Vista – Saída do Terminal de Pinhais e do Jardim Bela Vista em Piraquara

Serviço

A inauguração do Parque das Águas será no dia 24 de novembro, às 10h. Endereço: Rodovia João Leopoldo Jacomel com Estrada Ecológica.

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

%d blogueiros gostam disto: