Prefeitura entrega novas viaturas e armamentos à GM em lançamento do Programa Pinhais Mais Segura

17 mar, 2022

Cerimônia realizada no Parque das Águas teve a participação de autoridades e de forças de segurança pública do Estado e Município

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 16 de março, o lançamento do Programa Pinhais Mais Segura. No evento, promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Segurança e Trânsito, foram apresentadas às autoridades convidadas e público presente, as novas viaturas e armamentos entregues à Guarda Municipal de Pinhais. Os veículos e armas adquiridos fazem parte da série de ações da Prefeitura, previstas no Programa Pinhais Mais Segura, para reforçar as condições de trabalho do efetivo municipal.

Na cerimônia, ocorrida no Parque das Águas, estavam as seis novas viaturas, modelos SUV Hyundai Creta, designadas para o patrulhamento em toda a região da cidade, além de  uma viatura destacada para a Patrulha Escolar – que está em fase de implementação, juntamente com a Patrulha Maria da Penha e a Patrulha Ambiental. As novas viaturas já estão integradas ao sistema de comunicação e tecnologia da Guarda Municipal, prontas para a utilização das equipes.

Já as novas armas entregues à Guarda Municipal têm o fornecimento da fabricante brasileira Taurus. A nova remessa conta com pistolas calibres 9 mm, revólveres 357 Magnum e carabinas de calibre .40, sendo utilizadas para porte ostensivo e velado, formações da corporação e uso tático, respectivamente.

No uso da palavra, o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo reforçou a importância dos novos equipamentos. “Hoje os nossos guardas estão tendo os melhores equipamentos possíveis para o desempenho de sua função e, consequentemente, isso reflete para a segurança da nossa população. A Secretaria de Segurança e Trânsito já começa o ano com investimentos de mais ou menos 4 milhões de reais na Muralha Digital e em torno de um milhão e meio de reais em equipamentos. Hoje temos as novas viaturas, com condições ainda melhores de transitar por nosso município”, ressaltou.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, lembrou das mudanças na área da segurança que puderam ser realizadas ao longo do tempo. “Em 2009 assumimos a prefeitura, tivemos a oportunidade pela primeira vez e colocamos, no nosso plano de governo, que iríamos resolver os problemas do município. E assim fomos fazendo, porque quem mora aqui há mais de 30 anos, sabe como era Pinhais. Fomos resolvendo problemas de infraestrutura, de assistência social, de saúde. A cidade tinha alagamentos, enchentes, 250 km de ruas de chão, e hoje não existe mais nenhuma rua de lama e chão. Na área da segurança, Pinhais era considerada uma cidade com grandes índices de violência na região metropolitana, e nós implantamos a Guarda Municipal e estamos felizes de estar entregando mais armamentos e estrutura para que a guarda possa ainda fazer ainda mais pela segurança da nossa população”, finalizou.

Representando o Comando do 29º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, o major Galeski enalteceu o trabalho conjunto das forças de segurança do estado e do município de Pinhais. “Gostaria de enfatizar o pioneirismo e a parceria do município de Pinhais que, de longa data, vem promovendo ações para que estejamos sempre trabalhando integrados e com os meios tecnológicos disponíveis. Temos uma central de operações onde trabalham conjuntamente Polícia Militar e Guarda Municipal, temos um município monitorado 24 horas por dia através de câmeras e sistemas de monitoramento”, destacou. O major completou sua fala trazendo o dado da redução de 35% nos crimes de roubo no estado, fruto do trabalho integrado das corporações.

O lançamento do Programa Pinhais Mais Segura foi encerrado ao término dos discursos das autoridades políticas e de segurança pública no Parque das Águas. As novas viaturas saíram em comboio ostensivo após a cerimônia. A Guarda Municipal pode ser acionada por meio do número 153 e aplicativo 153 Cidadão, onde também é disponibilizado o Botão Maria da Penha para mulheres com medida protetiva, além do Botão do Pânico, à disposição dos trabalhadores das escolas municipais.

Presenças

Participaram do evento, além da prefeita Marli Paulino, da vice-prefeita Rosa Maria, do deputado federal Luizão Goulart, do Secretário de Segurança e Trânsito Anderson Mendes de Araújo e do representante do 29º BPM major Galeski, o secretário de governo Ricardo Pinheiro, o secretário de administração Vinícius de Oliveira Martins, o secretário de finanças José Luís Xavier Pedroza, a secretária de saúde Adriane Jorge Carvalho, a secretária de educação Andrea Franceschini, o secretário de desenvolvimento econômico José Martins e o secretário de cultura, esporte e lazer Bruno Sitima; o superintendente da Guarda Municipal Dorival Selbach Jr; o presidente da Câmara de Vereadores Vereador Marcinho, além dos vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Filho, Pioco, Fabrício Souza, Tielo e Tomé; o comandante do 3º SGB capitão Orlandi, o delegado Ormínio da Delegacia da Polícia Civil de Pinhais; o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pinhais Edson Miranda.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: