Prefeitura promove Fóruns Comunitários para revisão do Plano Diretor de Pinhais

24 mar, 2021
Plano Diretor

Divididas entre as regionais participantes, as reuniões serão realizadas exclusivamente on-line e acontecem nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de abril

plano diretor
Prefeitura promove Fóruns Comunitários para revisão do Plano Diretor de Pinhais 2

Com a finalidade de revisar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, promove neste ano uma série de eventos e abre ainda mais canais de comunicação para que a população possa participar desse processo. Entre essas ações, estão os Fóruns Comunitários. Divididas entre as regionais participantes, as reuniões serão realizadas exclusivamente on-line e acontecem nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de abril. 

“Utilizaremos a plataforma Google Meet para realizarmos as reuniões. Os encontros virtuais serão abertos para que toda a comunidade se manifeste por meio de dinâmicas que tem como objetivo garantir a participação de todos. É o momento no qual a consultora e os técnicos da Prefeitura, realizam um extenso e detalhado processo de consulta à população sobre as temáticas que estão sendo abordadas pelo Plano Diretor”, explica Leonardo Batistella Favretto, do Departamento de Planejamento Urbano.

De acordo com Leonardo, nos fóruns serão criados grupos focais para discussões sobre uso do solo, desenvolvimento econômico, mobilidade, habitação, meio ambiente e saneamento. “Será lançada uma série de perguntas para fomentar a discussão e os participantes formarão grupos que debaterão cada tema. Ao final desta etapa, será escolhido um representante do grupo para apresentar aos outros grupos os pontos levantados. Uma empresa contratada irá mediar as discussões e anotar as observações de cada grupo, sintetizando-os numa apresentação final, que será levada à 2ª Audiência Pública sobre a revisão do Plano”, salienta Leonardo.

Confira as datas dos Fóruns Comunitários para revisão do Plano Diretor de Pinhais 2021-2031:

Data prevista para realização                        Regionais participantes
07/04/2021A partir das 18h30Região 1: Atuba, Jardim Claudia, Emiliano Perneta e Alto Tarumã
08/04/2021A partir das 18h30Região 2: Estância Pinhais, Centro, Pineville
09/04/2021A partir das 18h30Região 3: Weissópolis, Vargem Grande, Maria Antonieta
14/04/2021A partir das 18h30Região 4: Alphaville Graciosa
15/04/2021A partir das 18h30Região 5: Jardim Amélia, Jardim Karla, Parque das Águas
16/04/2021A partir das 18h30Região 6: Parque das Nascentes

PDU

Em Pinhais, o PDU existe desde 2001, com a publicação da Lei Municipal nº 505/2001. O documento foi revisado em 2011, pela Lei Municipal nº 1232/2011 e agora chegou o momento de realizar a revisão. O Plano Diretor é uma lei que organiza o crescimento e o funcionamento do município. “Nele está o projeto de cidade que queremos e, por isso, será elaborado com a participação de todos. O Plano deve dizer qual é a melhor forma de usar cada pedaço do município, e assim definir como Pinhais fará cumprir a função social da cidade e da propriedade”, ressalta Leonardo.

Serviço

Para mais informações acesse https://www.planodiretorpinhais.com.br, ou encaminhe e-mail para planodiretor@pinhais.pr.gov.br.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.