Prefeitura prorroga decreto de fechamento do comércio e comunica aos empresários

3 abr, 2020

Em reunião realizada nesta sexta-feira (3), também foi apresentada uma cartilha que detalha as medidas socioeconômicas adotadas nas esferas federal, estadual e municipal

A Prefeitura de Pinhais publicou o decreto 303/2020 que trata da suspensão de atividades não essenciais e prorroga o prazo para até o dia 11 de abril. A decisão está respaldada em reuniões com o grupo técnico do município que acompanha de perto todas as ações em relação à pandemia do novo Coronavírus. Além disso, segue recomendações do Ministério da Saúde, Governos Estadual e Municipal, bem como orientação do Ministério Público. Estender o período de suspensão também está alinhado ao que orienta a Organização Mundial da Saúde e demais órgãos, visto que vivemos um risco potencial da doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea.

Sendo assim, como medida de prevenção à disseminação da Covid-19, permanecem com atividades suspensas: comércios como shoppings centers, galerias, conjuntos comerciais, lojas do comércio em geral e serviços, casas noturnas, restaurantes, bares, pubs, lanchonetes, tabacarias, lounges, boates, clubes, associações recreativas, academias de ginástica, natação, salões de festas, playgrounds, salões de beleza, clínicas estéticas, autoescolas, escolas de música, escola de línguas e demais atividades e serviços que possam reunir e aglomerar grupos de pessoas.

Permanece autorizado o funcionamento do comércio em geral, varejista e atacadista, como no caso de restaurantes e lanchonetes, desde que trabalhem exclusivamente com entrega delivery. Também ficam mantidas as atividades essenciais, desde que tomadas todas as medidas de prevenção, bem como higienização dos espaços, manter distância segura e evitar ao máximo a aglomeração de pessoas.

Durante a vigência do Decreto, a administração municipal continuará acompanhando a evolução do contágio no país e tomará medidas seguindo as orientações de técnicos do município, Governos Federal e Estadual. Além disso, órgãos da Prefeitura farão a fiscalização do cumprimento das medidas estabelecidas.

Reunião com empresários

Em reunião realizada nesta sexta-feira (3) foram apresentadas as medidas socioeconômicas adotadas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal a um grupo de empresários e comerciantes de serviços considerados não essenciais no momento. As ações estão reunidas em uma cartilha elaborada pela Prefeitura de Pinhais. O evento contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, dos vereadores Airton Ferreira, Arnaldo do Vizinho Solidário, Binga, Carlinhos do Elisa, Cecília Padovan, Jane Carteira e Piocco; do secretário de Governo, Ricardo Pinheiro; de Finanças, José Martins; de Desenvolvimento Econômico, Emerson Santana Bento; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais – ACIPI, Ivaldo de Sá Barreto; o diretor de Comunicação, Márcio Mainardes.

“Entendemos que este é um momento muito delicado e que compromete diversos setores da sociedade, além, é claro, de tornar urgente a necessidade de adotarmos medidas que não coloquem em risco a saúde, a vida as pessoas. Com isso, continuaremos a seguir orientações baseadas em evidências científicas, de órgãos de saúde respeitados e que estão constantemente avaliando toda essa situação. Portanto, contamos com a colaboração de toda a população para evitarmos que haja ainda mais disseminação no novo Coronavírus”, enfatiza a prefeita de Pinhais, Marli Paulino.

Confira na íntegra, o decreto 303/2020 no Diário Oficial do Município.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais

Pin It on Pinterest

Compartilhe

Compartilhe esse post com os amigos