Programa Capacita Pinhais lança curso de Empreendedorismo na terceira idade

18 maio, 2023

Iniciativa é uma parceria da administração municipal com o Senai

Na última quinta-feira (11), teve início o curso “Empreendedorismo na melhor idade”, que visa capacitar os idosos sob a ótica do empreendedorismo. Ministrado no Senai, parceiro da prefeitura em mais essa ação, ele fica localizado na Rua 15 de Outubro, 1207, no bairro Centro. Essa iniciativa faz parte do Programa Capacita Pinhais e utiliza recursos do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso.   

Presente na aula inaugural desse novo curso, a prefeita Rosa Maria ressalta a importância dele: “Aqui é um momento especial, porque é a demonstração de que conhecimento não tem idade, produzir não tem idade, ao contrário, quando nós produzimos, nós nos sentimos muito vivos e vivas, e que bom que vocês estão aqui, porque esta é uma oportunidade de aprender, essa é uma oportunidade de trocar experiência.”

“O trabalho do empreendedorismo hoje ele tem acontecido desde a escola. Eu tenho ido nas escolas e tem crianças que já empreendem, já vendem, com marketing e tudo, na adolescência e na melhor idade, porque nós podemos aprender todos os dias, uma vida toda”, acrescenta Rosa. 

Diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), Márcia Ferreira comemora: “Estamos aqui dando vida a esse programa que a gente tem na prefeitura, que é o Capacita Pinhais, esse é um curso novo, empreender na melhor idade. Com certeza vocês vão sair daqui diferente daqueles que não vieram, então aproveitem a oportunidade que a prefeitura está dando para vocês.” 

Os cursos são tão bem aceitos que moradores de outras cidades tentam se inscrever: “Outras cidades ligam pra gente, pedindo se tem vaga nos cursos, acabam se inscrevendo os munícipes de outras cidades, e não tem. É pra quem mora no município, é para os munícipes de Pinhais, então aproveitem”, conclui Márcia. 

Já no seu segundo curso, a dona Juvelina de Jesus Oliveira Ribeiro, moradora do bairro Jardim Cláudia, fala sobre a sua experiência anterior: “Foi assim muito bacana, o professor excelente e eu tinha muitas dúvidas, na verdade eu não sabia nada e o que aprendi tenho certeza que pra mim vai ser muito útil”. 

Matriculada primeiro no curso de inclusão digital, ela destaca o que espera dessa nova oportunidade: “Aprender mais ainda e aprender a empreender, isso é muito bom para a nossa vida, não tem idade pra gente aprender sempre a inovar, é muito bom”.

“Eu indico para todos os idosos, que eles também devem procurar (os cursos), porque não tem um tempo para aprender, nunca é tarde, sempre é bom recomeçar, é bom aprender e a gente nunca sabe tudo, então tudo o que a gente aprender serve para a nossa vida, passar para os nossos filhos, para os nossos netos…”, finaliza.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.