Projeto Poeta Mirim reúne poemas e ilustrações dos alunos de 5º ano em Pinhais

31 ago, 2022

Edição deste ano trabalha a poesia concreta com temática da cidade e terá ilustração de cada criança como capa do próprio livro

O Projeto Poeta Mirim retorna ao seu formato original, após o período de ensino híbrido e remoto durante a pandemia. Neste ano, com uma novidade. Os alunos dos quintos anos da rede municipal de ensino irão produzir poemas concretos e uma ilustração, como capa do livro que receberá ao final do processo. Cada criança será autora de sua própria capa da publicação em que consta seu poema e de todos da sua turma. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o professor Norbert Heinz, é uma das dimensões do Projeto Viagem Literária, lançado este ano nas escolas do município.

O Poeta Mirim 2022 já está em sua fase final. Nesta semana, as turmas de 5º ano da Escola Municipal Felipe Zeni, no Alto Tarumã, receberam a equipe da Semed e o professor Norbert Heinz, que orientou os alunos a produzirem a ilustração para a capa do livro. “Foi sugerido o trabalho de poemas concretos com o tema da cidade, as crianças darem a visão delas, o que elas acham de Pinhais, qual o lugar preferido delas, como enxergam a cidade, aí foi feita uma formação com os professores, passado uma metodologia, as professoras aplicaram, os alunos produziram os poemas e, agora, nesta última etapa, estou passando nas turmas para produzir as capas dos livros”, explicou.

Segundo a Secretaria de Educação, a proposta de cada aluno produzir a capa do seu próprio livro, permitiu uma maior abrangência, e o retorno do projeto de modo presencial é mais uma ação importante para a retomada dos conteúdos neste período pós-pandemia.  “Dentro desse livro vão estar todos os poemas dos coleguinhas da turma, cada um vai ter o seu livro, cada um vai ter um carinho especial por aquele livro e pelo poema que escreveu e também com isso a gente vai incentivando a leitura, que é a base de toda a Educação. Momentos como esse trazem aquele prazer de estar na escola, o que para nós é muito importante, a criança não só tem que vir mas tem que se sentir bem neste espaço, e quando ela faz o que ela gosta ela se sente bem”, destacou a secretária de Educação, Andrea Franceschini.

“Reunida toda a produção dos alunos, agora será feita a digitalização do material e montagem do protótipo final, para aprovação da Semed, e aí teremos uma data para fazermos o lançamento na noite de autógrafos”, reforça o professor Norbert Heinz. O Projeto Poeta Mirim ocorre desde 2010, tendo como proposta de culminância, a declamação dos poemas produzidos pelos educandos e educandas das turmas de 5º ano das escolas municipais de Pinhais.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.