Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece curso de Manutenção para Operadores de Máquinas

14 mar, 2022
gray scale photo of gears

As inscrições começam nesta terça-feira, dia 15 de março, e os participantes terão aulas na Carreta do Conhecimento

gray scale photo of gears

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), oferecerá mais uma capacitação no município. Nesta terça-feira (15), às 8 horas, abrem as inscrições para o curso de Manutenção para Operadores de Máquinas.

As inscrições serão realizadas pela internet por meio do link: https://www.sympla.com.br/manutencao-para-operadores-de-maquina__1512482.

A capacitação é de graça e os interessados devem atender alguns requisitos: ter 14 anos completos, residir em Pinhais, ter no mínimo o Ensino Fundamental incompleto e um e-mail para envio do certificado.

O curso de Manutenção para Operadores de Máquinas terá carga horária de 60 horas, com duração de um mês, iniciando no dia 4 de abril e término em 4 de maio. Serão duas turmas com 16 alunos cada, sendo uma na parte da tarde (13h30 às 17h30), e a outra no período da noite (18h30 às 22h30). As aulas serão realizadas na Carreta do Senai que estará no estacionamento do Armazém da Família, localizado ao lado do Terminal de Pinhais.

A organização do curso frisa que as vagas são limitadas e as informações da matrícula serão enviadas para o e-mail que o candidato informou no momento da inscrição. As inscrições ficarão abertas enquanto houver vagas disponíveis. Os alunos que efetivarem a pré-matrícula terão que comparecer com RG, CPF e comprovante de endereço em seu nome para efetivação da matrícula na Agência do Trabalhador de Pinhais, localizada na Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842 – Estância Pinhais – Pinhais – PR Já os alunos que se inscreveram para a lista de espera terão que aguardar o contato da Agência do Trabalhador de Pinhais. Caso o aluno seja menor de 18 anos, será necessário vir acompanhado de um responsável para efetivação da matrícula e apresentar documentos pessoais (RG e CPF).

Mais informações sobre as inscrições podem ser adquiridas entrando em contato com a Agência do Trabalhador de Pinhais pelos telefones: (41) 3667-0982 ou 99137-4539.

Conteúdo formativo:

Tipos de manutenção: Manutenção preventiva; Manutenção preditiva; TPM; 5 S’s; Calibres (Tipos e usos); Torquímetro; Roscas- tipos, aplicações, medições, nomenclatura; Elementos de máquinas; Elementos de fixação; Elementos de apoio, eixo árvore; Elementos de vedação; Elementos elásticos; Rolamentos (especificações, manutenção em mancais e rolamentos, montagem de rolamentos autocompensadores); Elementos de transmissão (cuidados, sintomas de defeitos, manutenção); Prática de manutenção (alinhamento de eixos com uso do relógio comparador, montagem de rolamentos autocompensadores com uso de calibre de folga, uso de torques para aperto de porcas e parafusos, tensionamento e alinhamento de correias e polias, montagem e regulagem de folga em engrenagens); Análise de vibrações. Noções de metrologia: Medidas e conversões; Régua graduada e trena; Paquímetro tipos e usos; Leitura Paquímetro; Micrômetro tipos e usos; Leitura Micrômetro; Micrometro interno; Relógio comparador; Goniômetro. Noções de leitura e interpretação de desenho mecânico: Figuras geométricas; Perspectivas; Projeção ortogonal; Cortes; Escalas; Cotagem; Tolerância dimensional, ISO, geométrica. Lubrificação: Atrito; Tribologia; Lubrificação; Métodos de aplicação dos óleos lubrificantes; Fabricação, Classificação, Características e Aplicações dos Lubrificantes; Funções dos Lubrificantes; Película Lubrificante; Classificação da Lubrificação; Graxas: Fabricação, Classificação, Características e Aplicações.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: