Secretaria de Educação de Pinhais encerra ano letivo na próxima sexta-feira (18)

17 dez, 2020

Neste ano, devido à pandemia do Coronavírus, muitos foram os desafios impostos aos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino

Sem dúvida 2020 foi marcado por muitas adaptações. Este ano, as áreas de atendimento da Prefeitura tiveram que passar por uma reestruturação para que os serviços ofertados à população não fossem interrompidos. Nesse contexto, devido à pandemia do Coronavírus, muitos foram os desafios impostos, sobretudo aos profissionais de educação que atuam em Pinhais. 

Nesta sexta-feira (18) se encerram as atividades letivas deste ano e de acordo com o calendário divulgado pela Secretaria de Educação (Semed), as ações serão retomadas no dia 18 de fevereiro de 2021. “Este foi um ano de muito aprendizado. Nossos profissionais se desdobraram para continuar acompanhando os alunos e tivemos que adaptar as técnicas educacionais aos meios virtuais. Procuramos dar o suporte necessário para a realização do trabalho, contudo é impressionante o quanto os profissionais da Rede Municipal de Ensino se reinventaram”, salienta a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini. 

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais, os profissionais continuaram atendendo por telefone e/ou e-mail, seja nas unidades escolares ou na sede da Secretaria, localizada no bairro Weissópolis. Para facilitar ainda mais a comunicação com a comunidade escolar, os telefones dos estabelecimentos de ensino também receberam mensagens de Whatsapp. 

Em meio à pandemia, os profissionais do Departamento de Ensino elaboraram a página Educação Online. O conteúdo digital, não era obrigatório e nem avaliativo, apenas uma opção com atividades lúdicas e recreativas que buscaram ajudar os pais a fazerem atividades com seus filhos em casa. 

No mês de junho, as escolas municipais começaram a disponibilizar aos alunos, o “bloco de atividades”, material impresso com conteúdo pedagógico para ser realizado pelas crianças em casa. Os professores das unidades de ensino estiveram à disposição para sanar dúvidas e orientar os alunos por meio dos canais de comunicação ofertados pela escola. Os alunos puderam trabalhar conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física, Ensino Religioso e Tecnologia Educacional. O conteúdo foi desenvolvido pela Semed com vários exercícios que tiveram como base a proposta curricular de cada ano ou etapa da rede municipal de ensino. 

No caso dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil, o atendimento realizado funcionou de forma diferente. As unidades foram orientadas a trabalhar de acordo com o parecer do Conselho Nacional de Educação cuja recomendação foi que as atividades enviadas pudessem ser realizadas por meio da ludicidade que e proporcionassem interação entre a criança e a sua família. 

Tendo em vista o desafio diário de atender a população diante deste novo cenário, a equipe da Secretaria de Educação também desenvolveu neste ano um almanaque e uma revista. Os materiais entregues aos alunos da rede municipal fizeram parte do projeto Educar e Proteger: saúde é vida. 

No almanaque “Cuide-se”, desenvolvido para os alunos do ensino fundamental, encontravam-se caça-palavras, cruzadinhas, história em quadrinhos, jogo da memória, entre outros tipos de entretenimento. De uma forma lúdica e colorida, também trouxe informações sobre as formas de prevenção e cuidados relativos à Covid-19. Já a revista “Cuide-se”, voltada para os alunos da educação infantil, trouxe propostas de brincadeiras, conversas, jogos, desenhos, entre outras, para os pais ou responsáveis desenvolverem com as crianças. Com uma linguagem fácil, as atividades sugeridas abordaram temáticas pertinentes a esta nova realidade vivida pelas crianças e trouxeram mensagens de cuidados importantes para o bem-estar físico e emocional das famílias.

Da Prefeitura Municipal de Pinhais

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais
%d blogueiros gostam disto: