Testagem rápida foi aberta para população em geral no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves
No último sábado (26), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, testes rápidos para a Covid-19. Segundo informações da Semsa, o objetivo foi detectar casos do novo Coronavírus na população em geral, de pessoas que são assintomáticas, que não tem conhecimento e são portadoras do vírus. A iniciativa buscou reduzir a disseminação da doença no município.
A testagem foi gratuita e aberta ao público em geral que compareceu ao ginásio. Para evitar aglomerações, foram distribuídas senhas, sendo que cada pessoa apresentava um documento de identificação para se cadastrar, e na sequência, realizava o teste rápido de antígeno. Após 15 minutos, o resultado era informado.
Aqueles que tiveram o resultado identificado como reagente, no caso, confirmando a infecção ativa pelo vírus da Covid-19, assinaram o termo de isolamento domiciliar e foram orientados a procurar a unidade de saúde do seu bairro para consultar e receber as orientações médicas.
Dos 517 testes realizados, 64 foram positivos. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Vanessa Loyola Fontoura, esta ação além de permitir que o município obtenha as informações sobre a circulação do vírus e melhore o bloqueio da transmissão por meio da identificação e isolamento dos portadores assintomáticos, foi também uma oportunidade para esclarecer e orientar sobre a doença. “A Secretaria tem planejado ações como essa como forma de evitar a circulação do vírus, mas é importante ressaltar que mesmo com resultado negativo a população precisa continuar cumprindo os procedimentos básicos de saúde, como utilização de máscara, álcool em gel e distanciamento social”, esclareceu Vanessa.
0 comentários