Secretaria de Saúde de Pinhais será pioneira em teleconsultoria

O Programa Telessaúde Brasil Redes já é utilizado por médicos, e agora enfermeiros também utilizarão o sistema.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais utiliza o Programa Telessaúde Brasil Redes que oferece consultorias para profissionais médicos. A ação nacional busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação. O sistema já é utilizado por médicos do município e agora enfermeiros também terão acesso à consultoria.

O Paraná também aderiu ao Programa Nacional e conta com quatro Núcleos Técnicos Científicos para prestar teleconsultorias aos seus profissionais de saúde da Atenção Primária. O Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atenderá a demanda do Paraná. “A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais será pioneira na teleconsultoria para o profissional Enfermeiro, sendo um dos objetivos principais melhorar a qualidade do atendimento da enfermagem na Atenção Básica”, explica Jaqueline Juvenal Zômpero, da Gerência da Rede Básica, da Secretaria Municipal de Saúde.

Telessaúde

O Telessaúde consiste em teleconsultas pela internet em que os enfermeiros da atenção básica apresentam perguntas para o especialista (teleconsultor) do Hospital de Clínicas. “Este profissional responderá as dúvidas e necessidades de saúde, com vistas à ampliação da capacidade resolutiva em casos ou situações semelhantes.O acesso ocorrerá pela plataforma do Telessaúde”, explica Jaqueline.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde este recurso irá melhorar a qualidade do atendimento, racionalizar custos e tempo de deslocamento, uma vez que, por meio de uma orientação especializada, o enfermeiro e médico da Unidade de Saúde pode prosseguir o tratamento do paciente sem a necessidade de encaminhá-lo para serviços especializados.

%d blogueiros gostam disto: