Secretaria de Urbanismo realiza 1ª Conferência Pública para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

24 out, 2022

Evento também promoveu mais uma audiência pública para discussão do PlanMob de Pinhais

Na noite de quarta-feira (19), no auditório da Secretaria de Educação, foram realizadas a 1ª Conferência Pública para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Pinhais (PlanMob) e a 3ª Audiência Pública, organizados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur).

Os eventos foram realizados presencialmente e transmitidos ao vivo pela internet e fazem parte da etapa final para construção do Plano de Mobilidade Urbana do município, antes do seu encaminhamento para a Câmara Municipal. O material apresentado no encontro é resultado do processo participativo iniciado no ano de 2020, e consolida as propostas para o transporte, acessibilidade e sistema viário local, em um conjunto de leis e um plano de ação e investimentos para os próximos dez anos.

Estiveram presentes a prefeita Rosa Maria, os secretários municipais Emerson Santana Bento (Urbanismo), Ricardo Pinheiro (Governo), José Martins (Desenvolvimento Econômico), Anderson Mendes (Segurança e Trânsito) e Bruno Sitima (Cultura, Esporte e Lazer), os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabricio de Souza e Jane Carteira, servidores da Secretaria de Urbanismo, integrantes da empresa Cidade Vive e munícipes.

Na oportunidade, a equipe de consultores da Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados, empresa contratada para revisão do plano, fez uma apresentação do documento, e ao final, juntamente com membros da Comissão Técnica Municipal responderam questões e questionamentos abordados pelo público.

A promoção da primeira Conferência foi enaltecida pelo secretário de Urbanismo Emerson Santana Bento que citou a relevância do documento.  “Este é um encontro importante, e também histórico, pois realizamos a nossa primeira Conferência de Mobilidade de Pinhais. Esta é uma iniciativa que tem o objetivo de estabelecer diretrizes estratégicas buscando a promoção da cidadania, inclusão social e aperfeiçoar as políticas públicas vinculadas às demais políticas, como de desenvolvimento econômico, urbano ou ambiental. Em todo o nosso plano, pensamos nele de forma sustentável. Hoje será apresentado o que foi discutido nas oficinas através das dinâmicas de grupos que contou com a participação da sociedade civil, com as propostas de diferentes programas”, disse o secretário.

Já a prefeita Rosa Maria enfatizou que a elaboração do plano foi discutida com diferentes segmentos da sociedade pensando em fazer o melhor para a cidade. “Este é um momento importante para nosso município com cada plano que discutimos e construímos. Administrar uma cidade é enfrentar diversos desafios, e a mobilidade é um dos maiores porque precisamos pensar em uma cidade, onde as pessoas possam ir e vir com as facilidades possíveis. Pensar em um município que respeite cada elemento é pensar em uma cidade cada vez melhor: seja no campo do desenvolvimento econômico, meio ambiente e urbanismo. Como prefeita, fico satisfeita com este processo, porque sei que muitos profissionais se envolveram nessa questão, houve discussão e que este plano vai trazer diretrizes para melhorar nossa cidade, afinal esta é nossa função”, afirmou Rosa Maria.

Todas as informações sobre o PlanMob de Pinhais estão disponíveis no site: www.mobilidadepinhais.com.br.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.