Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação contra gripe (influenza) nesta segunda-feira (4)

4 abr, 2022

A campanha será realizada em duas etapas e atenderá primeiramente idosos com 60 anos ou mais, priorizando os de maior idade, além de trabalhadores da saúde

Na próxima segunda-feira (4) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dará início à Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza), a qual será dividida em duas etapas. A primeira, que segue até o dia 30 de abril, atenderá idosos de 60 anos ou mais, priorizando os de maior idade – e também trabalhadores da saúde. 

O atendimento será em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e nas que atendem em horário estendido (USFs Maria Antonieta, Weissópolis, Ana Neri e Vargem Grande) até as 18h30. É necessário apresentar documentos pessoais, carteira de vacinação e, no caso dos trabalhadores da saúde, documento que comprove a função na área.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe será dividida em duas etapas:

1ª etapa (de 4 a 30 de abril): trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais, iniciando pelos de maior idade: 

4 a 8/04 – 75 anos ou mais

11 a 14/04 –  70 anos ou mais 

18 a 20/04 – 65 anos ou mais 

25 a  30/04 – 60 anos ou mais

2ª etapa (2 de maio e 3 de junho)

– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias

– Gestantes e puérperas

– Indígenas

– Professores

– Pessoas com comorbidades

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiros

– Trabalhadores do transporte coletivo

– Trabalhadores portuários– Forças de segurança e salvamento e forças Armadas

– Funcionários do sistema prisional

– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

Além deste período de vacinação, haverá o dia D de mobilização social no dia 30 de abril, para reforçar o alcance da campanha. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2022, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. 

Vacinação contra o sarampo

Ocorrerá, simultaneamente à da Influenza, a 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, no período de 4 de abril a 3 de junho, sendo o dia D de mobilização social, também o dia 30 de abril. O Sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. 

A vacina contra o Sarampo também será aplicada em duas etapas: de 4 e 30 de abril para trabalhadores da saúde; e a segunda fase de entre os dias 2 de maio e 3 de junho para crianças de seis meses até quatro anos de idade.

Serviço

As Campanhas de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo iniciam no próximo dia 4. Para atendimento, procure as unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 9h às 16h30 e das 9h às 18h30 nas unidades com horário ampliado. 

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: