A campanha será realizada em duas etapas e atenderá primeiramente idosos com 60 anos ou mais, priorizando os de maior idade, além de trabalhadores da saúde
Na próxima segunda-feira (4) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dará início à Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza), a qual será dividida em duas etapas. A primeira, que segue até o dia 30 de abril, atenderá idosos de 60 anos ou mais, priorizando os de maior idade – e também trabalhadores da saúde.
O atendimento será em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e nas que atendem em horário estendido (USFs Maria Antonieta, Weissópolis, Ana Neri e Vargem Grande) até as 18h30. É necessário apresentar documentos pessoais, carteira de vacinação e, no caso dos trabalhadores da saúde, documento que comprove a função na área.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe será dividida em duas etapas:
1ª etapa (de 4 a 30 de abril): trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais, iniciando pelos de maior idade:
4 a 8/04 – 75 anos ou mais
11 a 14/04 – 70 anos ou mais
18 a 20/04 – 65 anos ou mais
25 a 30/04 – 60 anos ou mais
2ª etapa (2 de maio e 3 de junho)
– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias
– Gestantes e puérperas
– Indígenas
– Professores
– Pessoas com comorbidades
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores do transporte coletivo
– Trabalhadores portuários– Forças de segurança e salvamento e forças Armadas
– Funcionários do sistema prisional
– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Além deste período de vacinação, haverá o dia D de mobilização social no dia 30 de abril, para reforçar o alcance da campanha. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2022, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Vacinação contra o sarampo
Ocorrerá, simultaneamente à da Influenza, a 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, no período de 4 de abril a 3 de junho, sendo o dia D de mobilização social, também o dia 30 de abril. O Sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade.
A vacina contra o Sarampo também será aplicada em duas etapas: de 4 e 30 de abril para trabalhadores da saúde; e a segunda fase de entre os dias 2 de maio e 3 de junho para crianças de seis meses até quatro anos de idade.
Serviço
As Campanhas de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo iniciam no próximo dia 4. Para atendimento, procure as unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 9h às 16h30 e das 9h às 18h30 nas unidades com horário ampliado.
0 comentários