A mudança de dieta alimentar não acontece de uma hora para outra, nem de um dia para outro. Ela é fruto de reflexões que vão ocorrendo individualmente ou em grupo de pessoas. Vivemos numa sociedade onde o consumo de carne é estimulado como algo natural e benéfico para os seres humanos. Ao mesmo tempo em que pessoas em várias partes do planeta morrem de fome, em outras os alimentos produzidos são destinados para a produção de ração que alimenta os animais que grande parte da população consome sem se dar conta dessa discrepância e sem refletir nos malefícios que o consumo de carne produzida a partir de animais que são estimulados com hormônios a crescer e ganhar peso em poucos dias de vida para serem abatidos e consumidos nas mais diferentes formas, de preferência preparados em pedaços e sabores que não sejam reconhecidos como partes de algum ser vivo animal.
Em São Paulo foi lançada, pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, em outubro de 2009, a campanha “Segunda sem Carne “. Essa campanha já se espalhou por outras cidades brasileiras e tem como objetivo, reduzir o consumo de carnes e despertar a curiosidade sobre o vegetarianismo e incentivar uma alimentação mais saudável.
Essa campanha incentiva também os restaurantes e lanchonetes a aprenderem elaborar pratos e lanches vegetarianos, nem que seja como experiência, só na segunda-feira de cada semana e estimular assim a população a descobrir novos sabores.
O melhor substituto da carne, segundo algumas pesquisas, são os feijões, nos quais se incluem a soja, a ervilha, a lentilha, o grão de bico….e que supre a necessidade diária de proteínas, além de outros alimentos que podem ser pesquisados e incorporados na alimentação diária .
Se você é ainda um ávido consumidor de carne ou se você tem um restaurante ou lanchonete, que tal começar uma nova viagem pela alimentação, preparando num dia da semana, refeições sem o uso da carne e seus derivados? Poderá se surpreender com novos sabores e ajudará o meio ambiente, a saúde e os animais.
SORVETE DE INHAME
Ingredientes
600 gramas de inhame
Açúcar demerara ou mascavo a vontade
½ beterraba
½ litro de suco de goiaba
Modo de Preparo
Coloque o suco, o açúcar e a beterraba para cozinhar por uns 15 minutos em fogo baixo. Cozinhe também os inhames. Deixe esfriar um pouco e bata tudo junto no liquidificador. Leve para o freezer. Quando for servir bata novamente no liquidificador.
ola estou procurando um restaurante vegetariano simples em pinhais conhece algum ?