Vivemos em cidades e os alimentos são produzidos em áreas rurais ou em “cinturões verdes” ao redor das cidades. Mas até chegarem à nossa casa ou mesa, muito do que é produzido acaba se perdendo pelo caminho por má conservação, transporte ou embalagem. Por isso devemos ter respeito aos alimentos que chegam até nossas mãos e no caso das verduras, legumes e frutas quase todas podem ser consumidas por completo, sem jogar nada fora.

Muitas vezes jogamos para o lixo uma fruta um pouco amassada sendo que boa parte dela poderia ter sido usada em nossa alimentação. Também talos, folhas e cascas que podem ter mais nutrientes do que aquelas partes, que costumamos usar, na maior parte dos casos são jogados fora.

Todas as folhas e talos de legumes e verduras podem ser consumidos. Se tiver dúvidas ou interesse em incrementar suas refeições com aproveitamento integral dos alimentos, consulte o site da Ong Banco de Alimentos e o Mesa Brasil, onde você também pode encontrar receitas variadas e conhecer projetos interessantes de segurança alimentar.

SALADA DE MAIONESE

Ingredientes

6 batatas grandes cozidas e picadas
1 tomate picado
½cebola picada
1 dente de alho picado
½ xícara de vagem cozida picada
1 xícara de maionese vegetal
Salsinha e sal a gosto

Modo de preparo

Em uma saladeira, coloque todos os legumes e tempere com alho, salsinha e sal a gosto. Acrescente a maionese e leve à geladeira.

Rende : 10 porções

MAIONESE VEGETAL

Ingredientes

1 batata grande
½ cenoura
1 xícara de leite de soja
1 colher de (chá) de sal
Óleo até dar o ponto
Suco de ½ limão

Modo de preparo

Cozinhe a batata e a cenoura. Pique-as e deixe esfriar. Em seguida, coloque-as no liquidificador com o leite e, com o equipamento ligado, vá despejando um fio de óleo até obter uma consistência cremosa. Coloque a maionese em um vidro e leve a geladeira. Dura dez dias sob refrigeração.

Rende:½ kg

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

%d blogueiros gostam disto: