Hoje temos uma ampla gama de softwares livres, desde poderosos sistemas operacionais, que não deixam nada a desejar para sistemas fechados e pagos, até editores de imagens que podem ser comparados a grandes programas como o photoshop.
Mas o que são softwares livres? São sistemas e programas que possuem o código aberto, ou seja, qualquer pessoa que entenda pode modificar e redistribuir o programa, são distribuídos sobre a Lei GPL (Licença Pública Geral) que baseia-se em 4 liberdades:
1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Ainda existe uma grande resistência do usuário comum a usar sistemas operacionais baseados em linux. Muitos acreditam que é mais difícil, não tem compatibilidade com muitos hardwares. O que é um grande mito, pois podemos fazer exatamente a mesma coisa que faríamos com um sistema pago através de um sistema gratuito.
Muitas empresas e órgãos governamentais já trocaram o sistema pago pelo sistema livre, desde o sistema operacional à softwares de gestão, vemos grandes redes de supermercados, colégios estaduais, entre outras com 100% dos sistemas rodando em open source (Código aberto). Grandes servidores que hospedam sites também operam sobre o sistema livre.
A grande maioria desses sistemas e softwares são mantidos por ONG’S, Fundações de programadores que nas horas vagas se dedicam a isso, Universidades e orgão Governamentais (como no caso a CELEPAR, que mantém alguns projetos de sofwares livres).
Vou colocar alguns programas comerciais e seus equivalentes gratuitos:
- PhotoShop – Gimp;
- Corel Draw – Inkscape;
- Microsoft Office – Open Office;
- Outlook – ThunderBird;
- Windows 7 – Ubuntu (uma das centenas de distribuições LINUX)
É isso que tiver interesse, baixem alguns programas e façam os testes, depois comentem o que acharam, se alguém tiver alguma dúvida comentem.
Vamos ser livres!
0 comentários