Trabalho da Secretaria de Educação de Pinhais não para mesmo com aulas suspensas

20 abr, 2020

Trabalho da Secretaria de Educação de Pinhais não para mesmo com aulas suspensas

Medidas vêm sendo adotadas para reposição de conteúdo e compensação de horas dos profissionais. Também ouvimos os relatos de mães e alunos para saber como tem sido este período

Vivemos um momento atípico. A rotina de todos mudou drasticamente com a chegada da pandemia do coronavírus. Entretanto, existem muitas atividades que não podem parar e entre as que merecem mais atenção está o ato de levar educação para a comunidade. Portanto, em Pinhais a Secretaria Municipal de Educação (Semed) decretou a suspensão das aulas, mas o trabalho dos profissionais continua para que educandos e famílias não estejam desamparados.

Com a publicação do Decreto Municipal 315/2020, as aulas continuam suspensas até o dia 2 de maio ou até novo parecer da Prefeitura de Pinhais. Com isso, pensando nos alunos da rede municipal de ensino, que estão em casa com suas famílias e necessitam realizar diferentes atividades para seu desenvolvimento, a Semed tem organizado formas de atendê-los.

A disponibilização de um site (educaonline.edu.pinhais.pr.gov.br) tem possibilitado que diversificadas atividades e sugestões sejam experimentadas em família. Desta forma também reforça-se a meta nº8 do Plano Municipal de Educação, que visa incentivar a participação dos pais ou responsáveis no acompanhamento da educação escolar dos filhos por meio de estreitamento das relações entre a escola e a família. “Novas atividades são publicadas semanalmente, organizadas pela equipe técnica da Semed e também sugeridas pelos profissionais das nossas unidades de ensino. Salientamos que elas não são obrigatórias e não são reposição de conteúdo”, destaca a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini.

Também ouvimos relatos de mães e alunos para saber como tem sido este período. A Cleusa Aparecida Correia Prestes Damaceno é mãe do David de Moura Garcia e nos conta que tem sido ótimo estar mais próxima do filho. “Fazemos muitas atividades, brincamos. Não tivemos nenhum dia entediante, mesmo com as limitações financeiras, estou curtindo tudo como nunca e redescobrindo como meus filhos são inteligentes, meus presentes de Deus”, relata a mãe do aluno do Cmei Rosi Galvão.

Mãe do Miguel, a Maynara Schmidt Diaz, tem utilizado o site como sugestão de atividades e fala como tem sido a experiência. “Estamos adorando essa ferramenta, tem sido um momento de entretenimento e aprendizagem para ele nesse momento de isolamento social. Levando em consideração que estamos seguindo rigorosamente esse isolamento, uma ferramenta que auxilia na aprendizagem e ainda proporcione um momento de interação familiar, tem sido uma alternativa de grande valia para nossa família. E principalmente para o Miguel que está sentindo bastante falta da escola”, conta mãe do aluno da Escola Municipal Antonio Andrade.

Para a Jéssica Damasceno da Silva Kierski, educadora do CMEI Tatiana Belinky e mãe da Laura Damasceno de 2 anos e da Beatriz Damasceno de 7, este momento tem sido transformador. “A princípio é um pouco assustador, mas está servindo para mostrar coisas que na correria do dia a dia não vemos. Exemplo disso é que trabalho na rede há 7 anos, sempre fiz uma brincadeira com dobradura de rato com as crianças do Cmei, acredite, eu nunca tinha feito com as minhas filhas, quando fiz foi aquela diversão. Estamos sempre na correria e agora fomos obrigados a parar e desacelerar. Depois que parei para analisar o quão gratificante poderia ser esse momento com elas, apesar das dificuldades da pandemia, estamos curtindo quem está ao nosso lado da maneira mais simples possível, usando mais que tudo a imaginação”, revela Jéssica.

As crianças, além da vontade de aprender, têm muito a nos ensinar, como mostra a pequena Eleonora. Ela que é aluna da Escola Municipal Antonio Alceu Zielonka, junto da professora Evelise Gaio e os colegas do 3º ano, desenvolve um projeto que visa combater a dengue. Agora, por conta do coronavírus, o foco se dividiu e ela reforça a importância de manter o cuidado para os dois problemas. “A gente tem que evitar sair, mas quando é necessário tem que higienizar as mãos toda hora, manter a distância. A gente está tomando vários cuidados em casa, por causa da pandemia e da dengue. Vai passar e logo a gente vai poder se ver”, diz ela, enviando um recado para todos nós.

Reposição de conteúdo e compensação de horas

Em relação à Compensação de Horas de Trabalho dos Profissionais da Educação, a Semed estabeleceu regras detalhadas na Portaria 46/2020, publicada no último dia 15, considerando a suspensão das aulas e a necessidade de adequação posterior do calendário letivo.

Já quanto à oferta de Educação à Distância (EAD), enquanto reposição de aula para os alunos da rede municipal de ensino, a Semed entende que é inviável colocar este modelo em prática, mesmo que a legislação educacional a contemple. “Entendemos a importância da necessidade de continuar o isolamento de educandos e profissionais, sem previsão a curto prazo para finalizar. Com isso, temos como objetivo minimizar os efeitos causados pela pandemia, porém, a reposição das aulas por meio de EAD para educandos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, incluindo suas modalidades, não é viável. Diante deste contexto, a reposição das horas e, consequentemente, dos conteúdos serão realizados somente após o retorno das aulas por meio de ajustes no calendário escolar”, explica a secretária de Educação. Andrea Franceschini reforça ainda a importância da plataforma de atividades em EAD não obrigatória (educaonline.edu.pinhais.pr.gov.br), para manter os estudantes ativos por meio de atividades pedagógicas, lúdicas e recreativas enquanto perdurar esse período crítico.

0 comentários

Deixe uma resposta

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais