Uso de máscaras se torna obrigatório em Pinhais

20 abr, 2020

Medida entra em vigor no dia 22 e visa minimizar a transmissão comunitária do novo Coronavírus

A Prefeitura de Pinhais publicou na tarde desta quinta-feira (16), um decreto em que estabelece como obrigatório o uso massivo de máscaras a todos os munícipes. O objetivo é de minimizar a transmissão comunitária do Coronavírus/Covid-19.

A medida passa a valer a partir da próxima quarta-feira (22) e o uso das máscaras deverá ocorrer em todos os locais públicos ou privados em que haja a circulação ou permanência de pessoas.

Além disso, o decreto 337/2020 traz que, os estabelecimentos comerciais deverão exigir a utilização de máscara para todos os clientes e empregados, restringido a entrada daqueles que não estejam usando.

Outro ponto abordado pelo decreto é com relação ao acesso de crianças e idosos nos estabelecimentos comerciais, considerando o seu grau de vulnerabilidade frente à Covid-19.  Idosos só poderão entrar nos estabelecimentos, em horários específicos, ou desde que demonstrada situação de necessidade. Já as crianças só poderão acessar estes locais, desde que seja comprovada a impossibilidade de serem deixadas com outras pessoas. “Estamos seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e demais órgãos de saúde, que orientam o isolamento social como medida de prevenção a disseminação do novo Coronavírus”, salientou o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro.

Máscaras de proteção

O Ministério da Saúde tem orientado à população a utilização de máscaras caseiras como barreiras na propagação da doença:

•          A máscara é individual e não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa;

•          A máscara pode ser usada por duas horas ou até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha mais de uma máscara de pano;

•          A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano;

•          Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

•          Evite tocar na máscara, e ao colocar e retirar, higienize bem as mãos com água e sabão ou com álcool 70%;

•          Para colocar e retirar a máscara segure sempre pelo elástico;

•          Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos.

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.