Prepare-se para fazer os melhores anéis de cebola da sua vida! Crocantes, sequinhos, dourados na medida certa e com aquela cebola macia por dentro… é o petisco perfeito que agrada a todos e some da mesa em minutos. Seja para acompanhar seu hambúrguer caseiro, como entrada ou para curtir no happy hour, a cebola empanada feita em casa é imbatível.
Esqueça as versões congeladas sem graça! Com esta receita fácil e algumas dicas importantes, você vai conseguir aquela crocância irresistível e um sabor delicioso, igual (ou melhor!) que a de bons restaurantes.
Ingredientes
- Para a Cebola:
- 1 a 2 cebolas grandes (brancas ou amarelas)
- Para Empanar (Estação de 3 Passos):
- Passo 1: 1 xícara de chá de farinha de trigo + 1 colher de chá de sal + 1/2 colher de chá de páprica doce (opcional) + pimenta-do-reino a gosto (tudo misturado)
- Passo 2: 2 ovos grandes, levemente batidos com 1 colher de sopa de leite ou água
- Passo 3: 1 a 2 xícaras de chá de farinha de rosca (ou, para extra crocância, use farinha Panko!)
- Para Fritar:
- Óleo vegetal (soja, girassol, canola) suficiente para fritura por imersão (pelo menos 3-4 dedos de altura na panela)
Materiais necessários
- Faca afiada e Tábua de corte
- 3 Pratos fundos ou travessas rasas (para empanar)
- Panela funda ou frigideira alta para fritar
- Escumadeira
- Grade de metal sobre papel toalha (para escorrer)
Modo de Preparo
- Prepare os Anéis de Cebola: Descasque as cebolas. Corte-as em rodelas grossas, com cerca de 1 a 1,5 cm de espessura. Separe cuidadosamente as rodelas em anéis individuais. Use os anéis maiores e médios; guarde os miolos menores para outros preparos. Seque bem os anéis com papel toalha. (Opcional: Se quiser um sabor mais suave, deixe os anéis de molho em água gelada por 15-30 minutos, depois escorra e seque MUITO bem).
- Monte a Estação para Empanar: Organize os três pratos fundos em sequência: 1º com a farinha de trigo temperada, 2º com os ovos batidos, 3º com a farinha de rosca (ou Panko).
- Empane os Anéis (Processo Completo): Pegue um anel de cebola seco e siga os passos:
- Passe o anel na farinha de trigo temperada, cobrindo bem e retirando o excesso.
- Mergulhe o anel enfarinhado completamente no ovo batido, garantindo que esteja todo molhado. Deixe o excesso de ovo escorrer de volta para o prato.
- Coloque o anel no prato com a farinha de rosca (ou Panko). Cubra bem por todos os lados, pressionando levemente para a farinha aderir e formar uma camada uniforme e generosa.
- Coloque o anel empanado sobre uma grade ou prato limpo sem empilhar. Repita o processo com todos os anéis. (Dica: Use uma mão para os ingredientes secos e outra para o ovo para evitar que seus dedos virem uma “massa”).
- Aqueça o Óleo: Em uma panela funda, aqueça o óleo em fogo médio-alto até atingir cerca de 180°C a 190°C. Se não tiver termômetro, jogue um pedacinho de pão ou um palito de fósforo sem a cabeça; ele deve borbulhar intensamente e dourar rapidamente, mas sem queimar de imediato.
- Frite em Lotes: Com cuidado, coloque alguns anéis de cebola empanados no óleo quente, sem encher demais a panela. Frite por cerca de 2 a 4 minutos, virando na metade do tempo com uma escumadeira, até que estejam bem dourados e crocantes por todos os lados.
- Escorra na Grade: Retire os anéis fritos com a escumadeira, deixando o excesso de óleo escorrer de volta para a panela, e transfira imediatamente para uma grade de metal posicionada sobre papel toalha. Escorrer na grade evita que a parte de baixo fique úmida e amolecida. Se desejar, polvilhe uma pitadinha extra de sal fino assim que saírem do óleo.
- Sirva: Sirva os anéis de cebola imediatamente, bem quentes e crocantes, acompanhados dos seus molhos preferidos!
Dicas para Anéis de Cebola Perfeitos:
- Cebola Grande: Facilita obter anéis maiores e mais bonitos.
- Anéis Bem Secos: Crucial para a farinha e o ovo grudarem bem.
- Empanar Completo: Passe bem em todas as etapas (farinha, ovo, farinha de rosca/Panko) para uma casquinha uniforme e crocante. Panko dá um resultado ainda mais crocante!
- Óleo na Temperatura Certa: É o segredo para ficarem sequinhos. Mantenha a temperatura estável, fritando poucos por vez.
- Escorrer na Grade: Faz diferença para manter a crocância em toda a volta do anel.
Sugestões de Molhos:
Maionese temperada com alho (aioli), molho barbecue, ketchup, mostarda com mel, molho rosé, molho ranch.
Conclusão:
Anéis de Cebola Empanada feitos em casa são infinitamente melhores! Crocantes, sequinhos, saborosos… um petisco clássico que agrada a todos e é perfeito para acompanhar qualquer momento de descontração. Com esta receita fácil, seus onion rings serão um sucesso!
Qual seu molho preferido para acompanhar? Conta pra gente nos comentários e marque o @MaisPinhaisreceitas! 😉
0 comentários