Almôndegas caseiras ao sugo: receita fácil para ficarem macias e suculentas!

por | 3 abr, 2025

Quer receber nossas receitas antes de todo mundo?
Participe do grupo!

Quem resiste a um bom prato de almôndegas caseiras com molho de tomate? É o tipo de comida que abraça, que traz conforto e agrada a família inteira, de crianças a adultos! Perfeitas para acompanhar uma massa, um arroz branco soltinho ou até para rechear um sanduíche caprichado.

O segredo para almôndegas perfeitas está em deixá-las macias e suculentas, sem ficarem duras ou secas. Com esta receita fácil, usando alguns truques simples na mistura e cozinhando direto no molho, você terá almôndegas deliciosas e muito saborosas!

Ingredientes:

Para as Almôndegas:

  • 500g de carne moída de boa qualidade (sugestão: misturar acém e patinho, ou usar só uma delas)
  • 1/2 xícara de chá de farinha de rosca OU 1 fatia de pão de forma amanhecido sem casca umedecido em um pouco de leite (depois esprema bem o excesso!) – ajuda na maciez
  • 1 ovo pequeno, levemente batido
  • 1/2 cebola pequena bem picadinha ou ralada
  • 1 a 2 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
  • 1/4 xícara de chá de salsinha fresca picada
  • 1/4 xícara de chá de queijo parmesão ralado fino
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para o Molho de Tomate Simples:

  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 lata de tomate pelado em pedaços (ou 2 xícaras de passata de tomate)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 pitada de açúcar (para equilibrar a acidez do tomate)
  • Folhas de manjericão fresco a gosto (opcional)
  • Água ou caldo de legumes q.b. (se necessário para ajustar a consistência)

Modo de Preparo:

  1. Prepare a Mistura das Almôndegas: Em uma tigela grande, coloque a carne moída. Adicione a farinha de rosca (ou o miolo de pão umedecido e bem espremido), o ovo batido, a cebola picadinha/ralada, o alho picado, a salsinha, o queijo parmesão, sal e pimenta.
  2. Com as mãos limpas, misture todos os ingredientes delicadamente, apenas até que estejam bem incorporados. Importante: Não misture em excesso nem aperte demais a carne, pois isso pode deixar as almôndegas duras.
  3. Modele as Almôndegas: Umedeça levemente as mãos com água ou óleo. Pegue pequenas porções da mistura e enrole suavemente formando bolinhas de tamanho uniforme (médias, com cerca de 3-4 cm de diâmetro).
  4. (Opcional, mas recomendado) Sele as Almôndegas: Aqueça um fio de azeite em uma panela grande e larga (a mesma que usará para o molho) em fogo médio-alto. Doure as almôndegas por todos os lados, apenas para criar uma corzinha e selar (não precisam cozinhar por dentro agora). Faça isso em etapas se necessário para não lotar a panela. Retire as almôndegas seladas e reserve.
  5. Prepare o Molho: Na mesma panela (retire o excesso de gordura se houver, adicione mais azeite se necessário), refogue a cebola picada em fogo médio até ficar macia. Adicione o alho picado e refogue por mais 30 segundos.
  6. Despeje o tomate pelado (amasse os pedaços com uma colher) ou a passata. Tempere com sal, pimenta e a pitada de açúcar. Adicione as folhas de manjericão (se usar). Deixe o molho começar a ferver. Se estiver muito grosso, adicione um pouco de água ou caldo.
  7. Cozinhe as Almôndegas no Molho: Com o molho fervendo suavemente, coloque cuidadosamente as almôndegas (seladas ou cruas) dentro do molho. Elas devem ficar quase cobertas. Reduza o fogo para baixo, tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar lentamente por pelo menos 20 a 30 minutos (quanto mais tempo em fogo baixo, mais saboroso fica o molho e mais macias as almôndegas). Mexa ocasionalmente e com cuidado para não desmanchá-las.
  8. Ajuste e Sirva: Verifique o cozimento das almôndegas (devem estar cozidas por dentro). Prove o molho e ajuste o sal ou a pimenta se necessário. Sirva as almôndegas quentes com bastante molho, acompanhadas de espaguete, outra massa, arroz branco, purê de batatas ou pão italiano. Polvilhe mais queijo parmesão e salsinha fresca por cima, se desejar.

Dicas para Almôndegas Perfeitas:

  • Mistura Leve: A farinha de rosca ou o pão úmido ajudam a deixar a almôndega macia e suculenta. Não compacte a mistura!
  • Sem Excesso de Mistura: Misture os ingredientes da carne apenas o suficiente para incorporar. Misturar demais = almôndegas duras.
  • Selar ou Não Selar?: Selar antes de colocar no molho dá uma corzinha e um sabor extra, além de ajudar a manter o formato. Mas cozinhar direto no molho também funciona e pode deixá-las ainda mais macias.
  • Cozimento Lento: O segredo para almôndegas macias e um molho saboroso é o cozimento longo e em fogo baixo.
  • Molho Saboroso: Um bom molho caseiro faz toda a diferença. Capriche nos temperos!

Variação Rápida:

Use um bom molho de tomate pronto de qualidade para acelerar o processo.

Conclusão:

Almôndegas caseiras ao sugo são a tradução de comida que abraça! Macias, suculentas e mergulhadas em um molho de tomate rico, elas são perfeitas para qualquer ocasião. Com esta receita fácil, você vai se sentir um(a) verdadeiro(a) chef italiano(a) na sua própria cozinha!

Como você mais gosta de comer almôndegas? Com massa, arroz, no pão? Conta pra gente nos comentários e marque o @MaisPinhaisreceitas! 😉

Siga nas redes sociais

Quer receber nossas receitas antes de todo mundo?
Participe do grupo!

Compartilhe

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.