Conheça os candidatos a representantes de Pinhais na Câmara Federal e ALEP

28 jul, 2022

Por muito tempo Pinhais ficou sem representante da cidade tanto no âmbito federal quanto Estadual,  em 2006, Luizão Goulart conquistou a suplência, assumindo na Assembléia Legislativa por 1 ano e 3 meses, e em 2018 , foi eleito para a Câmara dos Deputados do Brasil pelo Republicanos com 141.730 votos.

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná conta com 54 Deputados, a maior bancada é representada pelo partido do Governador Ratinho Junior, o PSD, com 16 Deputados.

Já a Câmara Federal conta com 513 Deputados(2019-2023), 30 deputados eleitos pelo Paraná, O Partido Social Democrático (PSD) conta com o maior número de cadeiras, com 4 Deputados.

Nas disputas para deputado federal e deputado estadual, os votos dos eleitores não vão apenas para os candidatos, mas para seus partidos ou coligações. Então, a eleição de um deputado também depende dos votos obtidos por seu grupo partidário. É o número de votos de cada grupo que define quantas cadeiras caberão a cada um. A partir dessa definição, as cadeiras obtidas pelo grupo são ocupadas por seus candidatos mais votados.

Esse sistema é chamado proporcional. Diferentemente do sistema majoritário — que elege presidente, senadores e governadores —, na eleição proporcional candidatos bem votados podem ficar de fora, enquanto outros com menos votos conseguem se eleger.

Segundo o site do TRE, Pinhais tem 94.969 eleitores aptos, dados atualizados de  08/06/2022.

Luizão Goulart – Pré Candidato a Deputado Federal pelo Solidariedade/PR

Depois de oito anos sem estudar, retomou seus estudos em 1983. Fez vestibular em 1985 sendo aprovado tanto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná quanto na Universidade Federal do Paraná. Optou por fazer o curso de Filosofia na UFPR, ao mesmo tempo em que entrou para o Seminário dos Missionários Xaverianos, onde ficou dois anos. Participou ainda de grupos de jovens e da Pastoral da Juventude por vários anos.

Concluiu a faculdade em 1990 e começou a lecionar História no Colégio Semiramis. Prestou concurso ao Estado em 1991 para disciplina de História, sendo aprovado, tornando-se professor estatutário, na Área Metropolitana Norte. Em 1992 começou a lecionar na Vila Amélia.

Em 1993 foi eleito diretor do Colégio Vila Amélia (que depois passaria a se chamar Ottília Homero da Silva) sendo reeleito em 1995.

Carreira política

Em 1988 candidatou-se a Prefeito de Piraquara pelo PT e em 1992 foi candidato a vereador da cidade. Nos dois pleitos não conseguiu êxito.

Em 1996, venceu a disputa para uma cadeira na câmara dos vereadores de Pinhais, sendo o quarto mais votado no município, somando 670 votos, e ocupou o cargo de vice-presidente do partido já no primeiro mandato. Ocupou em 2001 e 2002, a presidência da Câmara de Vereadores. Em 2004, disputou novamente a prefeitura, ficando em segundo no pleito.

Em 2006, conquistou a primeira suplência na eleição para deputado estadual, assumindo na Assembléia Legislativa por 1 ano e 3 meses.

Em 2008, foi eleito prefeito de Pinhais, obtendo 39.438 votos. Nas eleições de 2012, foi reeleito com 62.802 votos, equivalente à 94% dos votos válidos, considerado o prefeito com maior votação proporcional do Brasil.

Em 2018, foi eleito para a Câmara dos Deputados do Brasil pelo Republicanos com 141.730 votos, o 4º mais bem votado do Paraná.

Na Câmara dos Deputados, Luizão Goulart é vice-líder do Republicanos, membro titular da Comissão de Constituição e Justiça, suplente nas Comissões de Educação e Desenvolvimento Urbano, além de atuar em diversas frentes parlamentares como a da Educação.

Site Oficial

Cabo Almeida – Pré-candidato a Deputado Federal pelo Podemos/PR

candidato ao cargo de Deputado Federal pelo Podemos. Natural de Curitiba – PR, Marcos da Silva Almeida nasceu em 20/05/1976 e tem 46 anos de idade.

Instagram Oficial

Marli Paulino – Pré Candidata a Deputada Estadual pelo  Solidariedade/PR.

Marli Paulino é empresária e formada em Gestão Pública, Marli Paulino tem contribuído diretamente com o desenvolvimento da nossa cidade. Natural de Goioerê, Noroeste do Paraná, Marli mora em Pinhais com sua família há mais de 30 anos.

Foi eleita a primeira mulher vereadora em 1996. Após três mandatos e muito trabalho, tornou-se vice-prefeita da gestão de Luizão Goulart por oito anos. Na Prefeitura, Marli Paulino e Luizão, realizaram uma verdadeira transformação com grandes obras na cidade, programas e serviços que contribuíram para que Pinhais fosse considerada a melhor Administração do Brasil, com aprovação de 94% da população.

No ano de 2014, Marli conquistou a suplência de deputada estadual com expressiva votação (34.293 votos).

Já em 2016 foi eleita prefeita com 82% do votos. Novamente ela entra para história como a primeira mulher a assumir o cargo de Prefeita de Pinhais. Junto com a vice Rosa Maria, a transformação foi acelerada e com muita competência fizeram de Pinhais referência para toda a Região Metropolitana de Curitiba. Apesar da crise econômica e da pandemia, conseguiram dar continuidade em todos os projetos e obras, fazendo Pinhais seguir sempre em frente.

Facebook Oficial

Renan ceschin – Pré Candidato a Deputado Estadual pelo Podemos/PR.

Renan Ceschin, foi jogador de futebol profissional por 12 anos, atuando entre outros clubes no Coritiba e no Paraná Clube e clubes do exterior. Filho do ex vereador Dr. Marcos Ceschin sempre acompanhou a carreira política do seu pai. Renan Trabalhou na prefeitura no Centro da Juventude na Maria Antonieta e como coordenador no CEU do weissópolis. Sempre atuando junto a comunidade foi eleito com 1350 votos pelo PTN. Renan Ceschin pretende atuar nas áreas de assistência social, esporte, saúde, educação, segurança, lazer e em oportunidades para jovens moradores do município, sempre valorizando nosso povo.

Facebook Oficial

Peterson Martins – Pré-candidato a Deputado Federal pelo PL/PR

Peterson Martins é cristão, conservador, empresário, empreendedor, casado e pai de 5 filhos.

Desde 2013 é ativista e líder do Direita Paraná em Curitiba/PR e líder responsável por formar lideranças na região metropolitana. Peterson Martins é também presidente do PL, partido do nosso Presidente da República, em Pinhais/PR.

Esteve nas ruas defendendo o Brasil contra o comunismo, que avança para dentro das políticas públicas, da cultura, do entretenimento, do ensino, das artes e também no ambiente de trabalho. Toda vez que o país precisou, Peterson Martins fez-se presente para cumprir sua missão como patriota.

Em 2018 foi convidado para disputar as eleições, mas não aceitou. Em 2022 foi novamente convidado, mas agora pelo Deputado Federal, Presidente e Fundador do Direita Paraná, Filipe Barros para cumprir a missão de ser pré-candidato a Deputado Estadual pelo partido do Presidente da República Jair Bolsonaro, do então Deputado Federal e pré-candidato ao Senado Federal Paulo Martins e do próprio Filipe Barros, que disputa a reeleição.

Peterson Martins é contra a vacina obrigatória, passaporte sanitário, contra as drogas, ideologia de gênero, aborto e pautas que ferem os princípios conservadores em geral. É a favor do porte e posse legal de armas de fogo, impeachment de ministros do STF, liberalismo econômico e diminuição da interferência do estado na vida do trabalhador paranaense. É um patriota, defensor da soberania da nação e das nossas liberdades individuais. Sua principal missão é propor e aprovar leis que contribuam para o desenvolvimento do estado do Paraná.

Fontes: Agência Senado, ALEP, TRE, Câmara do Deputados e Sites Oficiais dos Pré-candidatos

Distribuição de Eleitorado por Município

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as notícias em primeira mão no seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: