Escolas de Pinhais estão prontas para o retorno às aulas

15 jan, 2021

O retorno presencial não será obrigatório e todos os protocolos sanitários estão sendo adotados para garantir a segurança de alunos e profissionais

Retorno aulas Pinhais

Após inúmeras avaliações, a Secretaria de Educação de Pinhais prepara as unidades de ensino da rede municipal para o retorno das aulas, no dia 18 de fevereiro. Como ainda vivemos em uma pandemia, uma série de protocolos estão sendo colocados em prática para preservar a saúde de alunos e profissionais da área.

“Para os pais e familiares que estão, compreensivelmente, preocupados com toda essa situação, salientamos, antes de tudo, que esse retorno presencial não será obrigatório”, afirma a secretária de Educação, Andrea Franceschini. Entretanto, a responsável pela pasta ressalta que todos os cuidados necessários estão sendo adotados. “Estamos seguindo com os protocolos sanitários para garantir um retorno mais seguro possível”, destaca.

Esta preparação, respaldada pelos órgãos de saúde, Ministério Público e decretos do Governo do Estado, já iniciou há dias. “Já estamos discutindo todos os pontos cruciais e preparando o plano de retorno. Nos próximos dias as diretoras retornarão e teremos capacitações, inclusive com a presença das equipes da Saúde, como Vigilância Sanitária”, ressalta Andrea.

Como serão as aulas

Para atender todas as turmas, de acordo com as medidas de saúde, os alunos serão divididos em grupos e as aulas ocorrerão no modelo híbrido, ou seja, cada um deles estará presencialmente durante uma semana e na seguinte continuará estudando em casa conforme os blocos de atividades.

“Temos profissionais e alunos no grupo de risco, portanto, estes permanecerão somente em atividades remotas. E lembro novamente, o retorno presencial para os demais é opcional”, explica a secretária.

Preparação

As unidades de ensino passam por uma série de adequações como redução e distanciamento entre mesas e cadeiras nas salas de aula; avisos em diversos pontos reforçando as medidas, como uso de máscara e higienização frequente das mãos; interdição de alguns espaços; local para quarentena dos materiais; disponibilização de luvas e máscaras descartáveis.

Retorno para todos?

A resposta inicial é que, embasado nas determinações do Governo do Estado, não há confirmação de retorno para os menores de 5 anos, que são alunos dos Cmeis. “Entretanto, estamos nos preparando para receber todos os nossos alunos, sejam das escolas ou dos centros municipais de educação infantil”, afirma Andrea.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais
%d blogueiros gostam disto: